Sindasp na 5ª Marcha da Classe Trabalhadora em Brasília

O Diretor de Política Sindical do Sindasp, José Maino Marques, um dos presentes no evento, em conversa com o deputado federal Paulo Pereira da Silva (o Paulinho, presidente da Força Sindical e do PDT-SP), disse que o deputado lhe confidenciou que está mobilizando a bancada do PDT para o apoio à PEC 308/04. ?Estou ciente desse projeto e estou mobilizando a bancada para aprovação da PEC?, disse o deputado ao sindicalista.

Para o tesoureiro do Sindasp, José Cícero de Sousa (Lobó), durante a Marcha os representantes do Sindasp ostentaram a faixa elaborada pelo Sindicato e que pedia o apoio pela aprovação da PEC 308/04.
Entre os deputados federais, estavam presentes Vicentinho (PT-SP), Paulo Pereira da Silva (presidente da Força Sindical e do PDT-SP), Barbosa Neto (PDT-PR), Tarcísio Zimerman (PT-RS), Roberto Santiago (PV-SP), Cláudio Magrão (PPS-SP), Gonzaga Patriota (PSB-PE) e Daniel Almeida (PCdoB-BA).

Além do Sindasp, também participaram da Marcha as diversas centrais sindicais: Força Sindical, CUT (Central Única dos Trabalhadores), CGTB (Central Geral dos Trabalhadores do Brasil), UGT (União Geral dos Trabalhadores), CTB (Central dos Trabalhadores e Trabalhadoras do Brasil) e NCST (Nova Central Sindical de trabalhadores).

A Marcha, que foi em direção à Esplanada dos Ministérios, teve início às 10h e os cerca de 35 mil trabalhadores ?entoavam palavras de ordem, levantando cartazes e faixas com as reivindicações do conjunto dos trabalhadores?. Entre as faixas, estava a do Sindasp, representando a Categoria.

Durante a Marcha, as centrais sindicais, sindicatos, federações e confederações reivindicaram a redução da jornada de trabalho sem redução salarial; o fim do fator previdenciário; a correção da tabela do imposto de renda; a redução das taxas de juros e do superávit primário; aumento das parcelas do seguro desemprego; a ratificação das convenções 151 e 158, entre outros. (A ratificação da Convenção 151 trata sobre o direito de negociação coletiva dos trabalhadores no serviço público, enquanto que a Convenção 158 trata da restrição às demissões sem justa causa).

Os representantes das centrais sindicais foram recebidos pelo presidente da Câmara, deputado Arlindo Chinaglia, pelo presidente do Senado, Garibaldi Alves, e pelo ministro Luiz Dulci, chefe da secretaria-geral da Presidência da República.

‘Vamos fazer mobilização, organizar os trabalhadores e vamos fazer greve onde quiserem demitir’, disse o deputado e presidente da Força Sindical. E ressaltou: ‘Quem quiser ganhar dinheiro tem que investir na produção e não na especulação’.

Um documento foi entregue aos poderes legislativos e executivo, sugerindo a inclusão da ?jornada semanal inferior à estabelecida em lei para os jovens trabalhadores estudantes como garantia da formação educacional integral; definição, na legislação, de jornada máxima anual, respeitando os limites legais das jornadas diária e semanal e jornadas especiais para os turnos de revezamento?. Propõe ainda, a ?limitação da hora extra, com mudança do artigo 59 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), coibindo o uso da jornada extraordinária e aumentando a sua remuneração sobre o valor da hora normal e a eliminação do banco de horas com a revogação do o artigo 6º da Lei 9.601, de janeiro de 1998, que trata do assunto?.

Já no início da noite, cerca de 200 representantes sindicais foram recebidos pelo presidente Lula no Palácio do Planalto. O presidente Lula anunciou que enviará ao Congresso Nacional a regulamentação das Convenções 151 e 158.
__________________
Direitos reservados. As matérias podem ser reproduzidas, desde que citada a fonte.

Imprensa Sindasp
Jornalista responsável: Carlos Vítolo
A Informação faz a diferença!
imprensa@sindasp.org.br

Fonte da matéria: Imprensa Sindasp, em parceria com Força Sindical, CUT, Vermelho e CONTEE (Confederação Nacional dos Trabalhadores em Estabelecimentos de Ensino).