Inicio Geral Sindasp parabeniza ASPs pelo Dia do Trabalho

Sindasp parabeniza ASPs pelo Dia do Trabalho

0

A diretoria do Sindasp-SP parabeniza a todos os (as) agentes de segurança penitenciária pelo dia 1º de maio, ?Dia do Trabalho?.

Não pense que está ganhando pouco,
ou que está se esforçando mais do que deve.
Pois assim, o seu trabalho torna-se penoso.
O trabalho é o equilíbrio da sua vida.
Sem ele, você enfraqueceria.
Cairia no desânimo.
Estacionaria.
Já ao começar do dia, agradeça a Deus pelo serviço a fazer.
Lembre-se que Deus começou o mundo trabalhando… e continua.
Porém, não exagere.
Tudo fora dos limites é prejudicial.
E um feliz Dia do Trabalho aos agentes de segurança penitenciária.

A origem do Dia do Trabalho

O Dia do Trabalho, comemorado no Brasil com o feriado de primeiro de maio, teve origem em um movimento ocorrido em 1886, em Chicago.

Nesta data do ano de 1886 nada menos que 200 mil trabalhadores, organizados pela Federação dos Trabalhadores dos Estados Unidos e do Canadá, fizeram uma greve geral em Chicago, reivindicando a limitação da jornada de trabalho a oito horas diárias.

Nos dias seguintes à manifestação aconteceram outros protestos, que reuniram centenas de milhares de pessoas e originaram mortes causadas pela polícia enquanto tentava reprimir os protestantes. A de 4 de maio, chamada de Revolta de Haymarket, entrou para a história também como um dos eventos originários do Dia do Trabalho.

Nos anos subseqüentes, outros movimentos escolheram o primeiro de maio para se lançar, homenageando os revoltosos de Chicago. Dessa forma, a data foi se consolidando como um marco para trabalhadores de várias partes do mundo.

Em 1890, houve uma nova greve para estender a jornada de oito horas para todos os locais dos Estados Unidos. Também em primeiro de maio desse ano a data foi comemorada pela primeira vez em âmbito mundial, por indicação da liderança socialista internacional. Somente cinco anos depois a ocasião seria celebrada pela primeira vez no Brasil, em Santos, São Paulo, por iniciativa do Centro Socialista.

No Brasil, a data foi comemorada pela primeira vez em 1895, na sede do Centro Socialista em Santos. O feriado nacional foi oficializado graças a dois fatores: um projeto de lei do deputado Sampaio Ferraz aprovado no Congresso em 1902 e a lei 662, surgida em 1949.

Até o governo Vargas, o Dia do Trabalho foi considerado uma ocasião propícia a passeatas e protestos, pensamento que tinha como base os movimentos anarquista e comunista. Quando o trabalhismo passou a ser disseminado por Getúlio, a data começou a ser celebrada com festas e desfiles, como acontece até hoje.
__________________
IMPRENSA SINDASP-SP
imprensa@sindasp.org.br

Sem comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Informe seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sair da versão mobile