SINDASP PARABENIZA POLICIAIS PENAIS PELO DIA DO TRABALHOR

0
78

Os diretores da Executiva, Regionais e delegados do Sindasp-SP parabenizam a todos os servidores do sistema prisional pelo dia 1º de maio, Dia do Trabalho. Obrigado a cada um de vocês por sua contribuição na construção de uma categoria mais forte para exigir os seus direitos. Parabéns a todos e obrigado por acreditarem em nosso trabalho.

O Dia do Trabalho, comemorado no Brasil com o feriado de 1º de maio, teve origem em um movimento ocorrido em 1886, em Chicago. Nesta data, 200 mil trabalhadores, organizados pela Federação dos Trabalhadores dos Estados Unidos e do Canadá, fizeram uma greve geral em Chicago, reivindicando a limitação da jornada de trabalho a oito horas diárias.

Nos dias seguintes à manifestação aconteceram outros protestos, que reuniram centenas de milhares de pessoas e originaram mortes causadas pela polícia enquanto tentava reprimir os protestantes. Nos anos sequentes, outros movimentos escolheram o 1º de maio para se lançar, homenageando os revoltosos de Chicago. Dessa forma, a data foi se consolidando como um marco para trabalhadores de várias partes do mundo.

Em 1890, houve uma nova greve para estender a jornada de oito horas para todos os locais dos Estados Unidos. Também em 1º de maio desse ano, a data foi comemorada pela primeira vez em âmbito mundial, por indicação da liderança socialista internacional. Somente cinco anos depois a ocasião seria celebrada pela primeira vez no Brasil, em Santos.

O feriado nacional foi oficializado graças a dois fatores: um projeto de lei do deputado Sampaio Ferraz aprovado no Congresso em 1902 e a lei 662, surgida em 1949.

Até o governo Vargas, o Dia do Trabalho foi considerado uma ocasião propícia a passeatas e protestos, pensamento que tinha como base os movimentos anarquista e comunista. Quando o trabalhismo passou a ser disseminado por Getúlio, a data começou a ser celebrada como acontece até hoje.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Informe seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.