A diretoria do Sindasp-SP parabeniza todas as ASPs femininas e demais funcionárias da Administração Penitenciária pelo dia 8 de março, Dia Internacional da Mulher. Todas as mulheres que visitarem a sede estadual do Sindasp receberão uma rosa em forma de homenagem.
O Dia Internacional da Mulher tem origem nas manifestações femininas pela luta por melhores condições de trabalho e direito de voto, que ocorreram no início do século XX, na Europa e nos Estados Unidos.
Em 1975 a data foi adotada pelas Nações Unidas, tanto para lembrar as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres quanto as discriminações e as violências que muitas mulheres sofriam e ainda sofrem em todo o mundo.
A ideia da existência de um dia internacional da mulher foi proposta na virada do século XX, no contexto da Segunda Revolução Industrial, quando ocorre a incorporação da mão-de-obra feminina em massa, na indústria.
As condições de trabalho, frequentemente insalubres e perigosas, eram motivo de frequentes protestos por parte dos trabalhadores. As operárias em fábricas de vestuário e indústria têxtil foram protagonistas de um desses protestos contra as más condições de trabalho e os baixos salários, em 8 de Março de 1857, em Nova Iorque.
Muitos outros protestos ocorreram nos anos seguintes, destacando-se o de 1908, quando 15.000 mulheres marcharam sobre a cidade de Nova Iorque, exigindo a redução de horário, melhores salários e direito ao voto.
O primeiro Dia Internacional da Mulher foi celebrado em 28 de Fevereiro de 1909 nos Estados Unidos da América.