Sindasp parabeniza trabalho dos ASPs por impedirem entrada de drogas e outros ilícitos nas unidades durante visitas do final de semana

O presidente do Sindasp-SP, Valdir Branquinho, e a Diretoria Executiva, parabenizam aos agentes de segurança penitenciária (ASPs), pela dedicação no exercício de suas funções que resultou em diversas apreensões de drogas e outros materiais ilícitos durante o último final de semana nos presídios do Estado. As apreensões constam no relatório semanal divulgado pela Secretaria da Administração Penitenciária (SAP).

De acordo com o relatório da SAP, na Penitenciária I de Serra Azul, os agentes descobriram 29 porções de maconha em um saco de bolachas com uma mulher que faria visita na unidade. Já na Penitenciária II de Serra Azul, os agentes flagraram uma mulher tentando entrar na unidade com porções de maconha escondidas em um prato de feijoada.

Na Penitenciária de Pirajuí, os ASPs impediram a entrada de uma visitante que, ao passar pelo escâner corporal, foi flagrada com um invólucro contendo um mini aparelho de telefonia celular com um chip.

A secretaria aponta que todos os casos de apreensões foram registrados por meio de boletim de ocorrência e os visitantes flagrados suspensos do rol de visitas. “Em cada uma das apreensões, os presos foram isolados e respondem a Procedimento Disciplinar para apurar a cumplicidade daqueles que receberiam os materiais ilícitos”, descreve o relatório. Além das apreensões já acima citadas, confira abaixo o relatório da SAP com a relação completa dos ilícitos apreendidos.

Relatório da SAP

Bauru

Na Penitenciária “ASP Francisco Carlos Caneschi” de Bauru, em 24/08, ao realizar a inspeção pelo sistema de escâner corporal, uma visitante foi flagrada com algo estranho em seu corpo. A ser questionada, a moça tirou, espontaneamente, de suas roupas, um invólucro contendo maconha. Foi constatado o total de 11,41g da droga.

Marília

Na Penitenciária de Marília, em 24/08, por volta das 9h50, durante o procedimento de revista, uma jovem foi submetida ao escâner corporal, mas o equipamento apresentou uma imagem divergente e anormal nas partes íntimas da visitante. Após aproximadamente trinta minutos, a visitante foi submetida novamente ao equipamento, mantendo a imagem inalterada. Foi então solicitado para que ela acompanhasse as agentes até uma sala reservada, onde indagada sobre sua imagem, a visitante declarou estar trazendo em sua genitália um invólucro com maconha e uma porção de cocaína.

Reginópolis

Na Penitenciária “Sgt PM Antônio Luiz de Souza” de Reginópolis dia 25/08, às 9h, uma visitante acabou sendo barrada na entrada da unidade, no setor de revista manual de alimentos. Agentes de segurança descobriram que ela escondia dois manuscritos contendo palavras minúsculas, ocultados em papel seda para confecção de cigarros, no qual tal conteúdo continha anotações de teor criminoso.

Suzano

No Centro de Detenção Provisória de Suzano, no domingo, dia 25, houve flagrante de uma companheira de um detento enquanto ela passava pelo procedimento de revista de rotina. A jovem, de 22 anos, tentou entrar na unidade com o entorpecente escondido na costura do cós da calça. Na peça de roupa havia dois papeis da droga sintética K4, com peso de 2,2 g.

São Vicente

No sábado, dia 24, no Centro de Detenção Provisória de São Vicente, uma visitante foi surpreendida ao passar pela revista do escâner corporal. A jovem, de 19 anos, e companheira de um detento, chamou atenção quando a imagem mostrou alteração na região pélvica. Ao ser questionada, ela confessou portar um invólucro dentro da genitália. O pacote tinha 110 g de maconha. No domingo, dia 25, houve mais apreensões. Ainda no CDP de São Vicente, uma jovem, de 18 anos, e companheira de um detento, foi surpreendida na tentativa de entrar na unidade com um aparelho celular escondido em uma sacola. Na Penitenciária I de São Vicente, outra companheira de um preso, uma mulher de 25 anos, não foi aprovada pelo procedimento de revista corporal. Uma servidora da unidade achou estranho o volume no forro da peça íntima da visitante, mais especificamente na calcinha. Logo em seguida, foi identificado, portanto, um papel da droga sintética K4. Ainda na PI de São Vicente, uma mulher, de 37 anos, esposa de um preso, também chamou atenção pelo volume estranho no forro da calcinha. Após revistada, foi descoberto na peça íntima uma porção de maconha.

Potim

No sábado, dia 24/08, houve uma ocorrência na Penitenciária II de Potim. Uma mulher, de 51 anos, companheira de um detento, foi surpreendida durante a revista manual de pertences pessoais. Ela havia camuflado em meio à comida, mais especificamente nos frios, 60g de maconha e 7 invólucros de cocaína, contendo ao todo 7 g do pó.

São José dos Campos

No domingo, dia 25/08, foi a vez de um homem, de 46 anos, ser flagrado no Centro de Detenção Provisória de São José dos Campos. Ele é pai de um detento e tentou entrar na unidade com um chip de celular escondido em documentos que portava.

Capela do Alto

Uma mulher de 21 anos foi detida com maconha no sutiã ao tentar entrar no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Capela do Alto, no domingo, 25/08, durante o procedimento de revista. Agentes perceberam que havia irregularidades na região do busto da moça poise imagens produzidas pelo escâner mostraram que havia irregularidades. Após ser questionada pelos agentes, a mulher acabou confessando que pretendia entregar a droga para o companheiro.

Capital

No domingo, 25/08, durante procedimento de revista dos alimentos trazidos pela visitante, a companheira de um sentenciado que cumpre pena na Penitenciária “ASP Joaquim Fonseca Lopes”, de Parelheiros, foi pega escondendo três cédulas de R$ 50, no valor total de cento e cinquenta reais. O ocorrido foi registrado no Distrito Policial local.

Franco da Rocha

No domingo, 25/08, servidores da Penitenciária III “José Aparecido Ribeiro”, de Franco da Rocha, efetuaram a apreensão de 127g de maconha com uma visitante. Após ser submetida à revista por intermédio do escâner corporal, a mulher foi flagrada com invólucro escondido em seu órgão genital.

Guarulhos

Os servidores do Centro de Detenção Provisória I “ASP Giovani Martins Rodrigues”, de Guarulhos, surpreenderam uma visita, no sábado, 24/08, durante revista mecânica feita pelo escâner corporal ao tentar adentrar na unidade com droga sintética, supostamente K4, camuflada dentro de seu roupa íntima. Ainda em Guarulhos, desta vez no Centro de Detenção II, no último domingo,25/08, uma visitante foi surpreendida ao passar em revista mecânica no escâner corporal. O equipamento apontou irregularidades nas imagens na parte superior do tronco da mulher. Ao ser abordada, a visitante informou que havia escondido dentro do sutiã invólucros que aparentavam tratar-se de substância entorpecente esverdeada, semelhante à maconha.

Santo André

Dia 25/08, o Centro de Detenção Provisória de Santo André promoveu apreensões com visitas pela manhã. Durante procedimentos de revista mecânica, feitos no aparelho de escâner corporal, as agentes observaram nas imagens algo suspeito na região pélvica das duas visitantes. Ao serem indagadas, as mesmas assumiram, sem coação ou constrangimento, estarem trazendo ilícito, oculto em seus corpos. Em sala reservada, uma das visitantes retirou de suas roupas íntimas, do fundo falso da calcinha, uma cartela de papel, aparentemente entorpecente conhecido como K4. Já a segunda mulher, confirmou estar com algo introduzido e retirou de sua genitália um invólucro contendo um aparelho de telefonia celular, cujo modelo é comumente chamado “batonzinho”.

Irapuru

No sábado, dia 24/08, na Penitenciária de Irapuru, durante os procedimentos de revista para entrada de visitantes na unidade, uma senhora passou pelo escâner corporal quando foi constatado que havia algum objeto suspeito em seu órgão genital. A visitante foi até o banheiro, acompanhada por uma agente de segurança, e retirou de suas partes íntimas um invólucro de cor preta contendo duas porções de entorpecente: uma maconha e a outra de cocaína. No mesmo dia, outra visitante também passou pelo escâner e foi constatado que algo estava ocultado em suas partes íntimas. A moça então foi conduzida até o banheiro da unidade, momento em que retirou um invólucro contendo um micro aparelho de telefonia celular.

Flórida Paulista

Na Penitenciária “AEVP Cristiano de Oliveira” de Flórida Paulista, no sábado, dia 24/08, duas visitantes foram surpreendidas tentando entrar na unidade com objetos proibidos. Primeiramente, por volta das 9h30, ocorreu a apreensão de uma placa de micro aparelho de telefonia celular e um pedaço de fio, com uma visitante que passou pelo escâner corporal. Prosseguindo com as revistas, por volta das 11h30, houve a apreensão de (um micro aparelho de telefonia celular encontrado com outra visitante assim que ela passava pelo escâner corporal.

Valparaíso

No sábado, dia 24/08, na Penitenciária de Valparaíso, durante revista nas sacolas com alimentos e pertences trazidos pelos visitantes, ao passar pelo aparelho de raio-x, a sacola de uma das visitantes escondia um celular com chip.

Tupi Paulista

Na Penitenciária Feminina de Tupi Paulista, domingo, dia 25/08, durante o procedimento padrão de revista dos visitantes para entrada na unidade, uma mulher passou pelo escâner corporal e acabou sendo flagrada com um isqueiro oculto na parte de trás do joelho direito.

Presidente Prudente

Em 24/08, na Penitenciária “Wellington Rodrigo Segura” de Presidente Prudente, por volta das 9h30, durante o procedimento de revista no escâner corporal agentes flagraram uma visitante com maconha no chinelo de referida visitante.

Presidente Bernardes

Nos dias 24 e 25/08, cinco visitantes foram surpreendidas tentando entrar com ilícitos e objetos proibidos na Penitenciária “Silvio Yoshihiko Hinohara” de Presidente Bernardes. Nos dois dias, durante procedimento de revista no escâner corporal, foram feitas as seguintes apreensões: no sábado, dez cartelas da droga K4 foram achadas com uma visitante, que mantinha tudo escondido dentro do forro de uma peça de roupa que usava (top). Depois, às 9h15, um aparelho de celular foi pego com uma visitante, que o escondia em suas partes íntimas. Na sequência, outro celular foi achado nas partes íntimas de uma senhora, bem como outro equipamento foi localizado nas partes íntimas de uma visitante na genitália. Já no dia 25/08, por volta das 10h40, agentes acharam um invólucro contendo cocaína nas partes íntimas de uma visitante.

Lavínia

Na “Penitenciária Vereador Frederico Geometti”, dia 25/08, por volta 8h45, uma visitante passou pelo aparelho de escâner corporal, quando foi visualizado havia algo estranho na altura das suas partes íntimas. Após ser indagada, a mesma disse que estava escondendo algo em seu corpo e confirmou que trazia introduzido um aparelho de telefonia celular. Na Penitenciaria “Luís Aparecido Fernandes’’, a PII de Lavínia, em 24/08, uma visitante passou pelo escâner corporal quando foi verificado que ela trazia algo suspeito em seu corpo, posteriormente vindo a retirar e entregar voluntariamente, ficando constatado que se tratava de um celular. No mesmo modo operacional, outra visitante passou pelo mesmo equipamento e foi verificado que ela trazia algo suspeito. Indagada, ela retirou e entregou voluntariamente, onde também se constatou que se tratava de um micro aparelho celular. Em uma terceira ocorrência, uma outra moça passou pelo escâner e foi verificado que ela trazia algo suspeito que, posteriormente retirou e entregou voluntariamente, ficando constado que se tratava de uma carcaça e duas placas de micro aparelho celular.