Sindasp participa da inauguração da penitenciária feminina de Votorantim

0
159

O governo inaugurou na tarde de segunda-feira (20) a Penitenciária Feminina de Votorantim, na região de Sorocaba. De acordo com o governo, penitenciária tem capacidade para 848 presas, com 740 em regime fechado e 108 no semiaberto.

Inicialmente, a obra estava prevista para ser concluída em 2011, mas a rescisão de contrato com a construtora e paralisações de funcionários acabou atrasando o cronograma.

Entre as autoridades, estavam o governador Geraldo Alckmin (PSDB), a ministra presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Carmen Lúcia, o ministro da Educação, José Mendonça Bezerra Filho, e o secretário de Estado da Administração Penitenciária, Lourival Gomes. O Sindasp-SP foi representado pelo Diretor Administrativo da Regional de Sorocaba, Wellington Rocha (Tom).

A unidade conta com quatro pavilhões, com espaço para gestantes, brinquedoteca, sala de amamentação, creche e playground. Crianças até seis meses poderão viver com as mães em celas especiais. “Essa não é uma penitenciária feita para homem e adaptada para mulher. É uma penitenciária feminina concebida para as mulheres. Aqui, desde o lactário até os seis meses de vida, a criança fica com a mãe. Depois, quando vier visitar, tem playground e brinquedoteca. Não vê grade e é totalmente humanizada. Cada pavilhão tem a parte educacional e a parte de trabalho”, disse o governador.

Contratação de servidores: Durante a inauguração, Alckmin assinou um termo de autorização para a contratação de 1.050 servidores, sendo 700 agentes de segurança penitenciária (ASP) e 350 agentes de escolta e vigilância penitenciária (AEVP), já aprovados no concurso público. Confira o vídeo.

DEIXE UM COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Informe seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.