Sindasp participa em Brasília de movimento contra as propostas de terceirização e reforma da Previdência

Confederações, federações e sindicatos filiados à Força Sindical estiveram reunidos nesta terça-feira (21), em Brasília-DF, com o objetivo de protestar contra a votação do projeto da terceirização das atividades pelas empresas e contra a reforma da Previdência.

A convocação foi feita pelo Secretário-geral da Força, João Carlos Gonçalves (Juruna), e a liderança do movimento contra a terceirização e a reforma da Previdência é do deputado federal, Paulo Pereira (SD), o Paulinho da Força. O presidente do Sindasp-SP, Daniel Grandolfo, está em Brasília-DF defendendo a categoria dos agentes de segurança penitenciária (ASP).

Segundo informações da Câmara, o Plenário poderá votar ainda hoje o projeto que trata da terceirização (PL 4302/98), no entanto, os deputados precisam analisar o substitutivo do Senado ao PL, do Executivo. A proposta de terceirização já foi aprovada pelo Senado e se o texto for aprovado pelos deputados, seguirá para sanção do presidente Michel Temer. A proposta foi apresentada há 19 anos pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e estava com a tramitação parada há quase dez anos.

O presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, afirmou que a reforma trabalhista deve ser aprovada pela Casa e que, em seguida, o Plenário vai apreciar a reforma da Previdência. A reforma da Previdência está sendo tratada na Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 287/16. A emenda constitucional estabelece a idade mínima de 65 anos e 25 anos de contribuição para a aposentadoria.

Em vídeo na rede social Facebook, o presidente do Sindasp-SP desabafou: “Além da reforma da Previdência o governo quer terceirizar tudo e fazer a reforma trabalhista. Agora o pacote de maldade está completo. Acorda trabalhador”, declarou Grandolfo. Confira o vídeo abaixo. No final da tarde, teve início uma reunião com o presidente da Câmara, Rodrigo Maia, para tratar das propostas. Grandolfo está na reunião.

Na tarde de hoje, o senador Paulo Paim (PT-RS) protocolou um pedido de abertura de Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para apurar desvios na Previdência Social. Dos 81 senadores o pedido teve 47 assinaturas de 47, o está acima dos 27 que é o mínimo exigido. “Vamos fazer o debate em todos os estados, para que a população saiba quem está assaltando os cofres da nossa seguridade”, disse o senador, que postou um vídeo no Facebook dizendo que o objetivo é saber “quem é quem”, “quem rouba, quem são os corruptos, onde estão os 500 maiores devedores, quem de forma indevida desloca para outros fins o dinheiro da Previdência”, disse.