O presidente do Sindasp-SP, Daniel Grandolfo, encaminhou ofício ao secretário da Administração Penitenciária, Lourival Gomes, solicitando o número de vagas disponíveis para agentes de segurança penitencia (ASP) em todas as unidades prisionais do Estado. O Sindasp-SP quer saber quem pediu a transferência, para onde pediu e a classificação de cada servidor. O sindicato também pediu a Gomes que a Lista Prioritária de Transferência (LPT) seja disponibilizada no site da SAP para consulta.
O objetivo do pedido do Sindasp-SP é fazer com que haja total transparência tanto na quantidade de vagas disponíveis em cada unidade e quanto em cada transferência realizada conforme a LPT. A ideia do Sindasp-SP visa ainda que os servidores tenham acesso à informação e ao acompanhamento da LPT, por meio da publicação da mesma, de forma oficial, no site da SAP.
A divulgação do número de vagas e a publicação da LPT no site da SAP acabariam com diversas reclamações de servidores que procuram o sindicato em busca de informações, visto que não conseguem nas unidades.
Conforme pesquisa do Sindasp-SP, somente nas unidades da Região Oeste (Croeste), há mais de 400 vagas disponíveis, no entanto, a LPT não anda e cada vez mais o sindicato recebe denúncias de servidores que tiveram o direito desrespeitado.
De acordo com Grandolfo, se o Sindasp-SP não for atendido nos próximos dias, o Departamento Jurídico deverá entrar com um mandado de segurança para garantir o direito do sindicato à informação.