Sindasp pede esclarecimentos sobre denúncia de favorecimento de DEJEP no CDP de Diadema

O presidente do Sindasp-SP, Daniel Grandolfo, recebeu uma denúncia anônima relatando que, no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Diadema, estaria ocorrendo privilégio a alguns agentes de segurança penitenciária (ASP) na realização da Diária Especial por Jornada Extraordinária de Trabalho Penitenciário (DEJEP), em detrimento de outros.

O Sindasp-SP encaminhou ofício ao diretor do Centro de Segurança e Disciplina do CDP, José Roberto Silva das Graças, solicitando esclarecimentos sobre a denúncia recebida pelo sindicato.

O documento enviado pelo Sindasp-SP ao diretor de Segurança e Disciplina solicita “esclarecimentos sobre denúncia anônima recebida por esta entidade sindical, cujo teor é de que Vossa Senhoria estaria beneficiando um grupo de Agentes de Segurança Penitenciária, permitindo que fizessem mais de 3 DEJEPs ao mês, em detrimento de outros, cujo número de DEJEP ao mês, seria inferior a 3”, descreve.

Via e-mail, o diretor de Segurança e Disciplina do CDP, encaminhou resposta à solicitação de esclarecimento do Sindasp-SP. O diretor relata que “não há disparidade no número de convocações entre os servidores, que está diretoria desconhece e se quer apoia qualquer tipo de privilégio entre os Agentes, no que diz respeito á Dejep”, descreve o e-mail.

O diretor justifica ainda que “é sabido por todos da diminuição do total de Dejep fornecida ás U.P. este ano, que a Dejep se originou com o intuito de suprir a falta de efetivo de servidores, que cada U.P. a usaria de acordo com sua necessidade específica e com suas datas de convocação em dias de maior necessidade”.

Destaca ainda: “talvez esse servidor que se sentiu desprestigiado perante outro por questões de um número menor de convocação, se deu, pelo fato de nesses dias em especial o mesmo talvez não estivesse disponível para convocação, onde se torna natural que o servidor com maior disponibilidade dentro do corrente mês se faça presente com maior frequência, que em sua maioria, laboram em seus plantões de origem, usam sua Sap e Abono, e usam suas 04 (quatro) trocas concedidas, onde se torna lógico que este servidor terá um número menor de dias livre para ser convocado”, descreve o e-mail enviado ao Sindasp-SP.