Sindasp pede que secretário apure denúncia de que ASPs são obrigados a passar diariamente por scanners corporais

O Sindasp-SP encaminhou ofício ao secretário de Estado da Administração Penitenciária, Lourival Gomes, solicitando a apuração de denúncia recebida pelo presidente Daniel Grandolfo, onde os agentes de segurança penitenciária (ASP) estariam sendo obrigados a passar diariamente pela inspeção nos scanners corporais em algumas unidades prisionais.

No último mês de agosto, o secretário atendeu a solicitação feita pelo Sindasp-SP e determinou que os agentes penitenciários não serão obrigados a passar pela inspeção nos scanners corporais diariamente, mas apenas de forma aleatória e quando de fato houver necessidade que justifique a medida.

“Recebemos algumas denúncias de que os agentes penitenciários estariam sendo obrigados a passar diariamente pelos scanners em algumas unidades e pedimos ao secretário para averiguar os fatos”, disse o presidente Grandolfo. Caso haja alguma unidade em que os agentes penitenciários estejam sendo obrigados a passar diariamente pelos scanners, o Sindasp-SP deve ser comunicado imediatamente, por meio do WhatsApp do presidente 18-98183-1441.

O pedido do Sindasp-SP ao secretário, para que os ASPs não sejam obrigados a passar pela inspeção nos scanners diariamente, foi feito levando em conta que os agentes passariam ao menos quatro vezes ao dia pelos equipamentos, o que poderia provocar danos à saúde dos servidores. Os equipamentos servirão para realizar as revistas nos visitantes das unidades prisionais, gerando imagens que irão identificar materiais ilícitos, como por exemplo, drogas, armas, celulares e outros.

A instalação dos scanners corporais nas unidades é mais uma conquista do Sindasp-SP para a categoria.