Sindasp presta homenagem às mulheres

0
24

 

Carlos Vitolo

Assessor de imprensa do Sindasp-SP
imprensa@sindasp.org.br

 

A Diretoria Executiva do Sindasp-SP homenageou ontem (8 de março) as três funcionárias da sede estadual pelo Dia Internacional da Mulher. O presidente Daniel Grandolfo parabenizou Isla, Mara e Juliana, que receberam flores das mãos do presidente.

 

A homenagem se estendeu à todas as mulheres que visitaram a sede estadual do Sindasp-SP e cada uma também recebeu uma rosa em forma de homenagem.

 

 

 

 

 

História:

 

O Dia Internacional da Mulher tem origem nas manifestações femininas pela luta por melhores condições de trabalho e direito de voto, que ocorreram no início do século XX, na Europa e nos Estados Unidos.

 

Em 1975 a data foi adotada pelas Nações Unidas, tanto para lembrar as conquistas sociais, políticas e econômicas das mulheres quanto as discriminações e as violências que muitas mulheres sofriam e ainda sofrem em todo o mundo.

 

A ideia da existência de um dia internacional da mulher foi proposta na virada do século XX, no contexto da Segunda Revolução Industrial, quando ocorre a incorporação da mão-de-obra feminina em massa, na indústria.

 

As condições de trabalho, frequentemente insalubres e perigosas, eram motivo de frequentes protestos por parte dos trabalhadores. As operárias em fábricas de vestuário e indústria têxtil foram protagonistas de um desses protestos contra as más condições de trabalho e os baixos salários, em 8 de Março de 1857, em Nova Iorque.

 

Muitos outros protestos ocorreram nos anos seguintes, destacando-se o de 1908, quando 15.000 mulheres marcharam sobre a cidade de Nova Iorque, exigindo a redução de horário, melhores salários e direito ao voto.

 

O primeiro Dia Internacional da Mulher foi celebrado em 28 de Fevereiro de 1909 nos Estados Unidos da América.

 

Direitos reservados. É permitida a reprodução da reportagem em meios impressos e eletrônicos, somente com a citação do crédito do jornalista e da Instituição Sindasp-SP (sob pena da Lei 9.610/1998, direitos autorais)

DEIXE UM COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Informe seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.