Sindasp protocola ofício cobrando SAP sobre concessão do bônus anual firmado no acordo de greve

O Sindasp-SP protocolou na tarde de ontem um ofício na Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), cobrando a criação do Bônus de Resultado Penitenciário (BRP) para a categoria dos agentes de segurança penitenciária (ASP).

O bônus anual foi um projeto apresentado pelo Sindasp-SP ao governo, no Palácio dos Bandeirantes, durante as reuniões de negociação da greve de março de 2014. Apesar do acordo firmado, até o momento o governo ainda não cumpriu o combinado. “Faz dois que o acordo foi firmado e até agora o governo não cumpriu sua palavra. Já cobramos o secretário da Administração Penitenciária, mas até agora o acordo não foi cumprido”, disse o presidente do Sindasp-SP, Daniel Grandolfo. Abaixo, parte do ofício protocolado destaca:

[…]

Clique aqui para ler o documento na íntegra com protocolo.

Em 21/10/2015, Grandolfo esteve reunido com o secretário Lourival Gomes e, de acordo com o presidente, Gomes prometeu que até o final de novembro o bônus seria implantado. “Após diversas cobranças, estivemos reunidos na SAP e o secretário Lourival Gomes nos garantiu que até o final de novembro o nosso bônus seria implantado, no entanto, até agora ainda não nos foi concedido”, disse.

No final do ano passado, Grandolfo encaminhou uma nota ao presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp), deputado Fernando Capez, repudiando e lamentando o não cumprimento do acordo firmado pelo governador Geraldo Alckmin e pelo secretário Lourival Gomes com a categoria.

Grupo de estudos: em 5/8/2014, o Diário Oficial publicou a Resolução CC-52, instituindo um grupo técnico para realizar estudos visando criar o bônus anual. De acordo com o presidente do Sindasp-SP, foi solicitado ao secretário a participação do sindicato no grupo de trabalho para apresentar ideias, mas o pedido foi negado.

Governo concede bonificação a policiais: de acordo com o site da Secretaria de Segurança Pública, está previsto para a próxima semana o pagamento de uma bonificação que beneficiará 54.463 policiais civis, militares e técnico-científicos do Estado de São Paulo. O investimento da bonificação representa R$21,2 milhões e se refere ao terceiro trimestre de 2015. O benefício foi concedido a policiais que atuam em áreas onde houve redução dos índices de homicídios dolosos, latrocínios, roubo e furto de veículo e roubo em geral. Segundo o site da Secretaria de Segurança Pública, nos três primeiros trimestres de 2015 houve o pagamento de 167.669 bônus, com investimento de mais de R$134 milhões. Em todo o ano de 2014 foram destinados R$173,1 milhões.