Inicio Geral Sindasp recebe denúncia de festa com drogas na penitenciária de Santana, cobra...

Sindasp recebe denúncia de festa com drogas na penitenciária de Santana, cobra posição da SAP e diretores são exonerados

0

Sindasp apresentará denúncia ao MPE, Câmara dos Deputados e Alesp

 

O presidente do Sindasp-SP, Daniel Grandolfo, recebeu a denúncia de que, no último dia 31/8, ocorreu uma festa com supostamente uso de cocaína e maconha entre as sentenciadas da Penitenciária Feminina de Santana, na Capital.

 

De acordo com o presidente, o suposto uso de cocaína e maconha pelas sentenciadas da unidade, aparece em dois vídeos que ele recebeu de um agente de segurança penitenciária (ASP). Segundo Grandolfo, a denúncia destaca que “a festa era em comemoração aos 22 anos do PCC e foi realizada no 4º andar do pavilhão três”, disse Grandolfo.

 

Conforme Grandolfo, “a denúncia apresenta imagens que estavam em um telefone celular apreendido por agentes penitenciários da unidade”. Um dos vídeos mostra as detentas no raio superior batendo palmas e cantando em homenagem ao aniversário da facção.

 

As imagens destacam ainda uma bandeja com a descrição “PCC – 15.3.3 – 22 anos”, escrita supostamente com cocaína, enquanto que outra sentenciada prepara carreiras com a droga usando uma carta de baralho. Assista ao vídeo:

 

 

DENÚNCIAS

Sindasp-SP cobra secretário e fará denúncia ao MPE, Câmara dos Deputados e Alesp

 

O presidente do Sindasp-SP encaminhou ofício, na tarde desta sexta-feira (4), ao secretário de Estado da Administração Penitenciária (SAP), Lourival Gomes, solicitando a devida averiguação dos fatos destacados nas imagens. “Queremos que o secretário apure a entrada de drogas nos presídios paulistas. A SAP não pode ser omissa”, disse Grandolfo.

 

“É por isso que cobramos a instalação de scanners corporais, detectores de metais, aparelhos de raios X e outras tecnologias em todas as unidades prisionais do Estado, conforme prevê a Lei nº 15.552, sancionada pelo governador Geraldo Alckmin, mas ainda não regulamentada”, ressaltou o presidente.

 

Ainda de acordo com o presidente do Sindasp-SP, o Departamento Jurídico da instituição ingressará com a denúncia no Ministério Público Estadual (MPE), no Fórum regional de Santana, onde está localizada a unidade de ocorrência do fato. Grandolfo destaca ainda que a denúncia também será apresentada à Câmara dos Deputados e à Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp). “Vamos apresentar uma denúncia formal no MPE, na Câmara e na Alesp para que o secretário preste esclarecimentos sobre os fatos e que os mesmos sejam apurados”, finalizou o presidente do Sindasp.

 

Diretores da unidade são exonerados

 

Em resposta ao ofício encaminhado pelo Sindasp-SP, o secretário Lourival Gomes informou: (texto exatamente como enviado via e-mail“Senhor Presidente, Na data de ontem, a área de inteligência da SAP informou este Secretário da existência desse vídio na rede WhatsApp. Imediatamente solicitei à Corregedoria Administrativa do Sistema Penitenciário, rápida apuração. Na data de hoje, foram exonerados os responsáveis pela Diretoria de Segurança do Presídio e pelo Pavilhão onde os fatos ocorreram. A apuração prossegue” (SIC), descreve a resposta do secretário, via e-mail, ao presidente do Sindasp-SP. (Confira a imagem do e-mail abaixo).

 

Sem comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Informe seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sair da versão mobile