Sindasp se reúne com secretário Lourival Gomes em busca de melhorias para a categoria

O secretário de Estado da Administração Penitenciária, Lourival Gomes, recebeu o presidente do Sindasp-SP, Daniel Grandolfo, na manhã desta quarta-feira (2) em seu gabinete para tratar de assuntos da categoria. O presidente destacou que o Sindasp-SP foi muito bem recebido pelo secretário.

Grandolfo foi acompanhado pelo prefeito de Presidente Venceslau, Jorge Duran, e pelo representante da Secretaria Estadual do Emprego e Relações do Trabalho (Sert), Thiago Rodrigues.

Entre os assuntos, foi discutido a possível construção de uma nova unidade prisional em Presidente Venceslau, ideia apoiada prefeito do município. O secretário disse que irá verificar a viabilidade da construção.

A reunião também tratou da criação do Bônus de Resultado Penitenciário (BRP), firmado com o governo durante a greve de março de 2014. O secretário disse que está fazendo de tudo para conceder o bônus, mas que ainda não foi possível. Sobre reposição salarial, o secretário disse que não há previsão, tendo em vista que houve queda na arrecadação.

Também foi solicitado ao secretário que os agentes penitenciários tenham direito a aposentadoria especial igual aos policiais militares e, ainda, que ao se aposentar, o ASP não seja rebaixado de classe, mas permaneça na mesma que se encontra exercendo suas funções, sem a necessidade de permanecer 5 anos na mesma classe.

Grandolfo solicitou ainda a autorização para que os agentes penitenciários do Estado Paraná visitem as unidades prisionais automatizadas, com o objetivo de conhecerem o modelo de São Paulo para a implantação no estado.

Por fim, Grandolfo também apresentou ao secretário a proposta de uma parceria entre Sappe (Sindacato Autonomo Polizia Penitenziaria), Sindasp-SP e Secretaria de Estado da Administração Penitenciária (SAP), onde os agentes penitenciários filiados ao Sindasp-SP poderão participar de um intercâmbio na Itália e passarem por um curso de formação com a Polizia Penitenziaria Italiana. O secretário apoiou a ideia, porém, destacou que é necessário que tudo esteja de acordo com o Ministério das Relações Exteriores.

Nova audiência com Sindasp-SP: uma nova reunião irá acontecer brevemente entre o secretário e um grupo de diretores do Sindasp-SP, para discutir uma série de assuntos específicos de diversas unidades prisionais.

Frente Parlamentar em Defesa dos Agentes Penitenciários: de acordo com o presidente do Sindasp-SP, todas as solicitações também feitas na Frente Parlamentar em Defesa dos Agentes Penitenciários, que será lançada no próximo dia 11/8, às 14h, na Alesp. O objetivo da Frente Parlamentar é ouvir os problemas apontados pelos agentes penitenciários e buscar soluções. A Frente Parlamentar foi criada pela deputada Clélia Gomes (PHS).

Participe: o Sindasp-SP convida todos os agentes penitenciários para participarem da instalação da Frente Parlamentar. Representantes da Diretoria Executiva e regionais do Sindasp-SP estarão presentes no evento.