Sindasp se reúne em SP com instituições para criação da Federação Nacional dos Servidores Penitenciários

A Comissão Pró-Fundação da Federação Nacional dos Servidores Penitenciários esteve reunida nesta quinta-feira (27), em São Paulo, na Sede da Força Sindical, para a criação da Federação Nacional que representará os servidores penitenciários do Brasil.

O presidente da Comissão é o presidente do Sindasp-SP, Daniel Grandolfo. Diversos diretores de instituições sindicais do sistema penitenciário de outros estados participaram da reunião de criação da federação. O Diretor de Comunicação do Sindasp-SP, Ismael Manoel dos Santos, também esteve presente na reunião.

A criação da Federação Nacional é um marco histórico para o movimento sindical do sistema penitenciário no Brasil, já que nunca foi criada qualquer entidade do porte. De acordo com Grandolfo, embora surjam comentários de que já exista uma federação, chamada FENASPEN, tudo não passa de boato, pois a mesma não existe. “A única que passa a existir é a que estamos criando oficialmente”, disse o presidente da Comissão.

A Federação Nacional será uma instituição de grau superior, com base territorial nacional. A federação deverá organizar melhor a categoria nacionalmente e unificar algumas lutas e objetivos. A ratificação da fundação da entidade será realizada em Assembleia Geral no dia 31/10/2012, às 18h, em Brasília.

Participaram da reunião da Comissão de Pró-Fundação representantes legais do SINDCOP (Presidente: Gilson Pimentel Barreto), SINDASPES (Presidente: Paulo Cesar Buzzetti dos Santos), SINDEPECE (Presidente: Maria do Socorro Marques Brito), SINDPENDF (Diretor: Leandro Allan Vieira), SINGEPERON (Presidente: Anderson da Silva Pereira), SINDARSPEN (Presidente: José Roberto das Neves), SINDASP (Presidente: Daniel Aguiar Grandolfo).