Inicio Sistema Prisional SINDASP SOLICITA GRUPO DE ACOMPANHAMENTO DE SERVIDORES PENAIS EM AFASTAMENTO

SINDASP SOLICITA GRUPO DE ACOMPANHAMENTO DE SERVIDORES PENAIS EM AFASTAMENTO

0

O Sindasp através seu Diretor Administrativo da Regional de Marília, Luciano Novaes Carneiro, propõe a criação de grupo de amparo e acompanhamento de servidores em afastamento de saúde e também com problemas ligados a vícios.

De acordo com estudos de longa data, sabe-se que grande número dos servidores que atuam diretamente com a população encarcerada sofre efeitos do que a psicologia denomina de “emparedamento”. Aliado a isso, temos os demais fatores como a pressão, ansiedade, medo, desvalorização salarial entre outros, atuando sobre o psicológico do agente penitenciário, fato que juntamente com elevado grau de insalubridade corrobora para o adoecimento dos membros da classe.

Segundo Luciano, nossa entidade vêm sendo testemunho dos acontecimentos narrados acima há mais de duas décadas, onde pudemos amparar muitos colegas com problemas de saúde de nível físico, psiquiátrico e também com vícios em álcool e outras substâncias. “Inclusive alguns chegando até a ceifar as próprias vidas”, relata Carneiro.

“Nós como sindicato de classe, aproveitamos o bom diálogo e compreensão que a SAP tem demonstrado conosco, afim de propormos a criação por parte da Secretaria de Grupos multiprofissionais, com pelo menos 5 (cinco) membros encarregados de acompanhar e dar suporte a funcionários com mais de três meses de afastamento (independentemente do tipo de CID). E também com a função de oferecer suporte a familiares de servidores recém falecidos e ou com problemas com vícios”, solicita o diretor.

“Temos a plena consciência sobre a situação financeira do Estado, dessa forma nossa solicitação acarretará em pouco dispêndio de recursos; assim, com o apoio da SAP, cremos no sucesso de tal empreita em favor de todos.

“Também como Diretor do Sindasp tendo a formação acadêmica em na área das ciências biológicas e humanas oferto auxílio no projeto, na esperança de minimizarmos a médio prazo estáticas de suicídios e outros acontecimentos degradantes.

A equipe poderá ser formada por:

  • 1 enfermeiro
  • 1 psicólogo
  • 1 assistente social
  • 1 Agente penitenciário
  • 1 operacional motorista

As vistas deverão ser realizadas por essas equipes nomeadas pelas coordenadorias; tendo as mesmas a liberdade de fazerem seu próprio itinerário, sendo responsáveis pela emissão de relatórios que poderão ser apreciados pela Diretoria, pelo D.P.M.E. e por outros órgãos auxiliares.

Dessa forma, após a devida apresentação do Projeto pedimos a atenção da secretaria  oferecemos nosso auxílio no desenvolvimento das funções de tal equipe.

Sem comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Informe seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sair da versão mobile