O presidente do Sindasp-SP, Daniel Grandolfo, esteve reunido nesta terça-feira (21), em Brasília-DF, com o deputado federal Alberto Fraga (DEM-DF), para solicitar que o parlamentar apresente um projeto de lei propondo anistiar os agentes de segurança penitenciária (ASP), que, segundo Grandolfo, estão sofrendo Processo Administrativo Disciplinar (PAD) e sindicâncias, por participarem das greves da categoria realizadas em março de 2014 e julho de 2015.
Conforme o presidente do Sindasp-SP, cerca de 200 agentes penitenciários estão respondendo processo administrativo ou sindicância, abertos pela Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) contra os servidores.
Fraga já apresentou um projeto pedindo a anistia a possíveis punições aos policiais militares do Espírito Santo que paralisaram as atividades recentemente.
“Vou apresentar um projeto diretamente próprio dos agentes penitenciários do Estado de São Paulo. Eu acho um absurdo um governador, de uma categoria que é civil, de uma categoria que tem direito reconhecido para poder fazer greve, estar sofrendo essa perseguição do governo Paulista. Por isso nós vamos apresentar um projeto pedindo a anistia para esses 200 agentes penitenciários que se encontram em situação de represália por parte do governo de São Paulo”, disse o deputado em uma transmissão ao vivo feita por Grandolfo em sua página na rede social Facebook.