SINDASP SOLICITA REALIZAÇÃO DE TESTE SANGUÍNEO DE IMUNIDADE PÓS VACINAÇÃO EM FUNCIONÁRIOS DO SISTEMA PRISIONAL

O Sindasp-SP solicitou através do diretor regional de Marília, Luciano Novaes Carneiro, que seja oferecido exames pela SAP de sorologia (IgG) aos funcionários do sistema prisional.

Segundo o diretor é de conhecimento a escassez de funcionários que assolam as unidades penais, fato que foi exposto anteriormente em pedidos de remanejamentos e contratações formuladas pelo nosso sindicato. “Devemos ressaltar o elevado número de óbitos que vêm assolando nossos colegas, gerando enorme preocupações aos que estão na linha de frente ativos e temor ao extremo a aqueles que já possuem comorbidades e estão em afastamento por estarem no grupo de risco”, salienta Carneiro.

De acordo com a ciência médica, a melhor forma da qual poderemos atestar para todos os fins que uma pessoa está realmente imunizada, está ligada a constatação da mesma já possuir anticorpos de memória (IgG). “Sabe-se que cada organismo responde de uma forma aos imunizantes e que erros de manuseio e conservação não podem ser descartados, portanto, pedimos que seja oferecido o exame de sorologia para a constatação de IgG aos servidores da S.A.P., principalmente aos que fazem parte do grupo de risco.

Entenda sobre os testes pós vacinação

Testes podem ser utilizados em pacientes que tomarem as vacinas para avaliação da imunidade pós aplicação

O plano nacional de imunização (PNI) irá utilizar pelo menos duas vacinas, Coronavac e AstraZeneca/Oxford.

A CoronaVac, produzida em parceria com o Butantan, utiliza o vírus inativado. Por isso, contém todos os antígenos virais na sua composição, e, sendo assim, podemos utilizar testes que usam tanto a proteína S quanto a proteína N como alvos da detecção de anticorpos.

O COVID-19 IgG IgM ECO Teste e o COVID-19 IgG IgM Combo ECO Teste utilizam a proteína N. Ambos os testes serão utilizados em validações pelo Brasil com pacientes que tomaram a CoronaVac. Os testes poderão ser utilizados, inicialmente, 30 dias após a primeira dose vacinal. No entanto, estudos mais completos e elaborados são necessários para determinar com mais clareza a dinâmica dos anticorpos pós vacinação.

A aplicação de testes de anticorpos servirá em 2 frentes. Primeiro, porque será útil para verificar a imunidade da população e, segundo, porque precisaremos monitorar em termos científicos e médicos, a duração da resposta e da titulação de anticorpos contra a COVID-19.