SINDASP-SP ENCAMINHA OFÍCIO COM UM PEDIDO PARA TREINAMENTO AOS OPERADORES DO BODY SCANNER

O Sindicato dos Agentes de Segurança Penitenciária do Estado de São Paulo/Policiais Penais (SINDASP-SP), com sede estadual em Presidente Prudente, comunicou por meio de um ofício que foi encaminhado pelo Presidente Valdir Branquinho, com sugestões feitas pelo diretor da regional de Marília Luciano Novaes Carneiro, na manhã desta terça-feira (07), pedir que seja fornecido treinamento / reciclagem para todos os Policiais Penais que exercem suas atividades no setor de portaria das unidades prisionais do Estado e também aos que tenham interesse em operar o ‘Body Scanner’.

O ofício foi encaminhado diretamente ao Secretário da Administração Penitenciária do Estado de São Paulo Marcello Streifinger.

Com a publicação da Lei 15.552 de 12/08/2014 ocorreu a proibição da revista íntima dos visitantes em estabelecimento penal, fato que gerou a necessidade de suprir tal carência a fim de manter a segurança nos estabelecimentos penais do Estado, sendo que em 24/06/2017 abriu-se em D.O. a licitação para termos acesso ao ‘Body Scanner’. Atualmente, devido ao aumento do número de visitantes, foi solicitado que ocorra novos treinamentos de manuseio do referido aparelho para evitar falhas de segurança.

Outro fato que colaborou para o pedido foi o impacto negativo causado pela reportagem exibida no site da UOL dia 06/03/2023, a qual simplesmente transforma nossa classe em monstros perante os familiares de presos e também em relação à sociedade em geral.

Houveram relatos por parte de filiados, que existem poucos funcionários que são realmente habilitados para fazer o uso do Scanner e a falta de cursos de reciclagens aos Diretores de Núcleo e aos operadores, sendo que foi sugestionado a criação de um arquivo de imagem geral das apreensões que possa ser acessado por todos nas diversas unidades do Estado, para questão de conhecimento.

Também ocorreram apontamentos em relação a qualidade de imagens de alguns aparelhos, fato que pode facilitar a entrada de ilícitos. Como é de conhecimento do Senhor Secretário, o SINDASP-SP é um sindicato que tem por finalidade a defesa das condições de trabalho dos Policiais Penais, sendo que também através desse ofício pedimos o fornecimento de Estudo sobre o impacto à Saúde do trabalhador que opera esse instrumento de forma contínua, para evitarmos futuras patologias aos mesmos.

O SINDASP-SP está no aguardo da resposta do secretário sobre o comunicado deste ofício.