Sindicatos se reúnem nesta terça (4) para definição da pauta unificada

Carlos Vitolo
Assessor de imprensa do Sindasp-SP

As lideranças das instituições que representam a categoria dos agentes de segurança penitenciária e agentes de escolta e vigilância penitenciária do Estado de São Paulo estarão reunidas no próximo dia 4, para a concretização da pauta única de reivindicação 2011. A reunião será realizada na sede do Sindasp-SP/Sindaevpesp, em Campinas.

As quatro entidades sindicais foram convidadas para a reunião: Sindasp-SP (Sindicato dos Agentes de Segurança Penitenciária do Estado de São Paulo), Sindcop (Sindicato dos Servidores Públicos do Sistema Penitenciário Paulista), Sindaevpesp (Sindicato dos Agentes de Escolta e Vigilância Penitenciária do Estado de São Paulo) e Sifuspesp (Sindicato dos Funcionários dos Sistema Prisional do Estado de São Paulo). É de grande importância que todas as entidades participem da reunião de elaboração da pauta unificada para que a mesma tenha maior peso nas reivindicações junto ao governo. Desde 2009 que as entidades se reúnem para a elaboração de uma pauta única, no entanto, apenas três entidades, Sindasp-SP, Sindcop e Sindaevpesp, têm participado dos encontros.

Cada uma das instituições sindicais realizou sua Assembleia Geral Extraordinária, onde foram discutidas, votadas e aprovadas suas pautas de reivindicação. Nesta terça-feira (4), as entidades apresentarão suas pautas e formatarão em apenas um documento, que representará os anseios da categoria para 2011.

A pauta unificada é importante também no sentido de que a categoria não apresente mais pautas isoladas, já que pautas isoladas enfraquecem a luta dos servidores penitenciários. De acordo com o diretor de Comunicação do Sindasp-SP, Daniel Grandolfo, um dos pontos principais da pauta única deve ser o reajuste salarial. Ele aponta ainda que os diretores das entidades sindicais estão procurando satisfazer os anseios da categoria através unificação da pauta. ?Todos defendemos um só interesse: o da categoria?, destacou Grandolfo.

Ao final da reunião das instituições no dia 4, divulgaremos, no site do Sindasp-SP, a pauta única que será elaborada pelas entidades. Em seguida, no dia 5, a pauta da categoria será protocolada junto à Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), Secretaria de Gestão Pública e Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp).

Confira abaixo os passos da pauta de reivindicação 2011:

1-Unificar as propostas com as outras entidades: Sindasp-SP, Sindcop e Sindaevp.

2- Protocolar a pauta unificada em todos os órgãos competentes, a saber, Secretaria de Gestão Pública, Secretaria da Administração Penitenciária e Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo (Alesp) .

3- Aguardar uma resposta no prazo legal ou prazo determinado pela categoria.

Na sequência, todos os outros procedimentos serão decididos em Assembleia Geral. Caso haja uma proposta feita pelo governo, a categoria deverá, em Assembleia, votar se aceita ou não. Caso não haja nenhuma resposta do governo, a categoria, também em Assembleia Geral, é quem deverá decidir por greve, paralisação ou outras ações.

💡Direitos reservados. É permitida a reprodução da reportagem em meios impressos e eletrônicos, somente com a citação do crédito do jornalista e da Instituição Sindasp-SP (sob pena da Lei 9.610/1998, direitos autorais).