Sistema penitenciário federal ganha mais 174 servidores

0
53

Mais 174 aprovados no último concurso do Departamento Penitenciário Nacional (Depen) entraram para o time de servidores do órgão nesta sexta-feira (17), em Florianópolis. Após concluírem o curso de formação e estarem aptos a atuar no Sistema Penitenciário Federal, eles assumirão cargos de agentes federais de execução penal; especialistas federais em assistência à execução penal; e técnicos federais de apoio à execução penal.

Os novos servidores serão lotados nas cinco penitenciárias federais, localizadas em Campo Grande (MS), Catanduvas (PR), Mossoró (RN), Porto Velho (RO) e Brasília (DF). Esta última tem previsão para ser inaugurada no início de 2018.

Promovida pela Escola Nacional de Serviços Penais (Espen) com apoio da Polícia Rodoviária Federal (PRF), a formação contou com diversas disciplinas, como segurança penitenciária, procedimentos de escolta, uso diferenciado da força, inteligência penitenciária e ética profissional.

Em sua fala, o ministro Torquato Jardim, que participou da cerimônia de formatura na Academia Nacional PRF, na capital catarinense, falou sobre a integração dos órgãos que lidam com segurança pública na pasta. “Somos todos uma só família dentro do Ministério da Justiça. É preciso que haja sempre essa unidade”, afirmou ao citar, além da PRF e do Depen, a Senasp, a PF, a Funai e o Cade, órgãos que integram o GT de Segurança Pública criado em julho deste ano por ele. (link).

O diretor-geral do Depen, Jeferson de Almeida, destacou a importância desses novos servidores no quadro. “A dignidade humana da pessoa privada de liberdade somente será respeitada se o sistema prisional tiver agentes de execução penal capacitamos e comprometidos com a causa pública”.

Essa foi a segunda turma de aprovados no concurso do Depen de 2015. Eles se somam aos 438 agentes que se formaram em junho de 2016.


Fonte: MJ

DEIXE UM COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Informe seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.