Sistema Prisional de Alagoas fortalece a segurança pública com capacitação em defesa pessoal

0
25

Quem disse que mulher é um sexo frágil, precisa conhecer as alunas do curso de Defesa Pessoal da Secretaria da Ressocialização e Inclusão Social (Seris). A qualificação dirigida às servidoras dos órgãos da segurança pública de Alagoas fomenta técnicas de controle de contato, combate com faca, além do manejo e manuseio de arma de fogo, assegurando a autodefesa delas em situações críticas.

 

Com carga horária de 40h, a capacitação iniciada no dia 29 de fevereiro seguirá até o dia 11 de março, na Escola Penitenciária, dentro do Sistema Prisional, em Maceió. Ao final do curso, as participantes estarão aptas para adotar medidas de prevenção em situação de risco e terão consciência para evitar o desvio de procedimentos que induzem ao erro, resultando em eventos de crise.

 

O instrutor em Defesa Pessoal Cícero Vergetti lembra que outro fator essencial para otimizar as ações operacionais das servidoras é o conhecimento sobre os pontos do corpo humano. “Foram apresentados os pontos de pressão, onde se causar dor, paralisia e obstrução de oxigênio. Com esse conhecimento, elas poderão analisar as situações e tomar as medidas necessárias para evitar riscos”.

 

A gerente da Escola Penitenciária, Amanda Calheiros, comenta que cada situação exige uma resposta rápida e eficiente. “Aqui simulamos eventuais situações de risco e compartilhamos as técnicas empregadas para o desvencilhamento. São atitudes que podem salvar vidas. Por isso, buscamos conscientizar as participantes para que esse aprendizado seja disseminado”, salientou Amanda.

 

Pela primeira vez participando de um curso no Sistema Prisional, a agente da Polícia Civil Andréa Agra destaca a troca de informações entre os órgãos para fortalecer a segurança pública. “É muito salutar e inteligente promover a integração das técnicas, compartilhando experiências e dividindo conhecimento. Sem dúvida serei uma multiplicadora,levando o aprendizado para o meu ambiente de trabalho”, comentou Andréa Agra.

 

Fonte: Aqui Acontece

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Informe seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.