O secretário da Segurança Pública, Mágino Alves Barbosa Filho, participou nesta segunda-feira (18) da apresentação das tropas da Força Tática do Batalhão de Ações de Comandos, do Batalhão de Defesa Nuclear, Biológica, Química e Radiológica de Aramar, da Marinha do Brasil, e da Força de Resposta Imediata do 8º Batalhão de Polícia do Exército, que atuarão durante as Olimpíadas. O general de exército Gerson Menandro Garcia de Freitas, chefe de operações Conjuntas (Choc) do Estado-Maior Conjunto das Forças Armadas, também participou da solenidade, que aconteceu no Comando Militar do Sudeste.
Após exposição da tropa, o general Menandro afirmou que o país está preparado para o maior evento mundial. “Vejo brilho nos olhos da tropa, demonstrando entusiasmo e competência profissional e a qualidade de seu preparo. Isso nos dá otimismo e a certeza de que que a missão será muito bem cumprida”, completou.
O general destacou, ainda, a integração exemplar que existe em São Paulo entre Forças Armadas, Segurança Pública e demais órgãos de agências. “Essa tradição de excelência nos dá muita tranquilidade, já que São Paulo será o portal de entrada para o Brasil de muitas delegações e turistas, e sediará muitos treinamentos especializados”, concluiu.
Durante a atividade, o secretário afirmou que esse trabalho envolve cooperação e dinamismos federais, forças armadas, forças de segurança do Estado e forças municipais. “É uma ação muito produtiva e eficiente, que representa a união de esforços para que tenhamos os Jogos Olímpicos em um clima de tranquilidade e paz, que é o que a população do Brasil e do mundo espera dos organismos de segurança do país”, ressaltou.
Estrutura de defesa para os Jogos Olímpicos
O Comando de Defesa de Área de São Paulo (CDA/SP) – estrutura de representação do Eixo de Defesa na organização dos Jogos Olímpicos no Estado – tem como missão cooperar com o Ministério da Defesa no planejamento, preparo e emprego das Forças Armadas nas ações de segurança e defesa relacionadas aos Jogos Olímpicos Rio 2016.
As operações do CDA/SP são articuladas, de modo integrado, com diversas agências que visam à eficácia da Segurança Pública e com outros órgãos detentores de estruturas estratégicas.
Fonte: SSP/SP
_______________
Imprensa Sindasp-SP