SSP vai transformar escola em unidade prisional

0
19

Secretaria Estadual de Segurança Pública (SSP) irá reutilizar estrutura física da Escola Estadual Jardim da Luz, instalada no bairro de mesmo nome, para formação de unidade assistencial para ex-detentos. No Patronato Metropolitano, nome a ser dado ao novo estabecimento, ex-apenados (que já cumpriram dívidas com a Justiça) participarão de cursos profissionalizantes. A desativação do estabelecimento de ensino decorre de baixo número de alunos. Entretanto a população não apoia a ideia.

De acordo com a assessoria de imprensa da Secretaria Estadual de Educação, a escola foi desativada em 2007 devido ao reordenamento. A medida é anual e analisa critérios de turmas e quantidade de estudantes. O objetivo é otimizar a rede de ensino. Segundo o órgão, os gastos com a manutenção não eram compatíveis com a demanda, que era de 153 estudantes matriculados no Estudo de Jovens e Adultos (EJA, antigo Supletivo). Em 2008, o estabelecimento permaneceu desativado.

O futuro patronato passa por adequações estruturais. De acordo com o superintendente do Sistema de Execução Penal, Edilson de Brito, a expectativa de inauguração depende apenas da conclusão das obras. ?Esperamos que terminem ainda esse ano?.

A unidade funcionará com recursos do governo federal (por meio do Ministério da Justiça) em contrapartida com governo do Estado. Haverá oferta de cursos de culinária, estética e construção civil para ex-detentos de ambos os sexos. Eles e familiares também receberão acompanhamento socioeducativo e psicológico.

No entanto, o empresário Ronay Andrade Ferreira é contrário ao futuro patronato. ?Acho que o local de reinserção social deve ser feito na própria unidade prisional.?

Fonte: Diário da Manhã/Goiânia
__________________
IMPRENSA SINDASP-SP
imprensa@sindasp.org.br

DEIXE UM COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Informe seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.