Susipe investe na capacitação de agentes prisionais em Santarém

0
18

O agente prisional Francisco Bosco já trabalha há 15 anos no sistema carcerário e é um dos 120 servidores que participam do curso

 

A Superintendência do Sistema Penitenciário do Estado (Susipe), por meio da Escola de Administração Penitenciária (EAP), promove o curso de Formação Continuada dos Agentes de Segurança Pública, em Santarém, no oeste do Pará. O curso atende à Política de Valorização do Servidor Público do governo do Estado, que tem como meta capacitar 40% dos servidores da Susipe até o fim deste ano.

 

O agente prisional Francisco Bosco já trabalha há 15 anos no sistema carcerário e é um dos 120 servidores que participam do curso. “Trabalhar de forma humanizada dentro do cárcere ou em qualquer outro lugar é um compromisso e dever de todos. O respeito é fundamental para uma boa relação entre agentes e presos do sistema penitenciário. Nosso trabalho é garantir a custódia do detento”, avalia Francisco, que trabalha na Central de Triagem de Santarém.

 

Mais de 700 servidores da Susipe já foram capacitados pela EAP este ano. No primeiro módulo do curso, os agentes têm aulas teóricas sobre rotinas e procedimentos operacionais no sistema prisional, Lei da Execução Penal Aplicada, direitos humanos no cárcere e prevenção e enfrentamento a situações de emergência. Nas aulas práticas, os agentes aprendem técnicas de condução, imobilização e intervenção e conhecimentos básicos de prevenção a incêndios. A carga horária do curso é de 40 horas.

 

“Hoje o sistema penitenciário do Estado passa por uma mudança não só na custódia, mas também no tratamento penal aos detentos. Nas nossas capacitações, abordamos não só a questão operacional, mas também a humanização do cárcere. Nosso objetivo é quebrar paradigmas. A função do agente prisional não é só abrir e fechar cadeados. O sistema exige muito mais desse servidor. Até o fim do ano, mais de 1,3 mil servidores serão capacitados”, afirma a coordenadora da EAP, Kellen Rocha.

 

O instrutor do curso, Afonso Fernandes, avalia que a capacitação é importante para corrigir falhas de procedimentos que podem comprometer a segurança da unidade prisional. “O agente penitenciário precisa estar atento no dia a dia para as atividades da casa penal, para evitar falhas na rotina. O curso busca explicar a importância do procedimento operacional padrão afim de evitar falhas de vigilância, custódia, condução, escolta e revista dos presos”, explica.

 

Para o motorista do Centro de Recuperação Agrícola Silvio Hall de Moura Eduardo Serique, o curso é uma oportunidade de qualificação para os servidores prisionais. “É a primeira vez que participo. É, sem dúvida, de fundamental importância para nós, agentes prisionais, sabermos como desenvolver um bom trabalho na nossa rotina no cárcere”, avalia.

 

Atualmente, a Susipe tem 2.192 agentes penitenciários atuando nos 42 centros de detenção do Estado. Em Santarém, o curso segue até a próxima semana, com aulas teóricas no Instituto Federal do Pará, no campus do município. As aulas práticas ocorrerão no Comando de Operações Especiais da PM e no Corpo de Bombeiros.

 

Fonte: Agência Pará de Notícias

 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Informe seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.