Temer assina medida de criação do Ministério Extraordinário da Segurança Pública

O presidente da república, Michel Temer, assinou nesta segunda-feira (26) medida provisória determinando a criação do Ministério Extraordinário da Segurança Pública. A pasta, que será comandada pelo ministro Raul Jungmann, terá como principal missão coordenar o trabalho na área em conjunto com os estados.

Pelo texto da medida provisória, são transferidas ao ministério extraordinário a coordenação da segurança em todo o território nacional, o patrulhamento de rodovias federais, defesa dos bens da União e organização da política penitenciária, entre outras responsabilidades.

Sob o ministério ficarão os departamentos de Polícia Federal, de Polícia Rodoviária Federal e Penitenciário Nacional; os conselhos Nacional de Segurança Pública; Nacional de Política Criminal e Penitenciária; Secretaria Nacional de Segurança Pública e mais uma secretaria, caso necessário. Com a publicação da MP, o atual Ministério da Justiça e Segurança Pública passa a se chamar Ministério da Justiça.

Fonte: Presidência da República