Tudo pronto para visita da Polizia Penitenziaria Italiana ao Sindasp

II Encontro Bilateral

de Agentes de Segurança Penitenciária

e Polizia Penitenziaria Italiana

Junho/2012: diretores do Sindasp-SP estiveram na Itália e conheceram o sistema e a Polizia Penitenziaria italiana

Depois da visita dos diretores do Sindasp-SP à Itália, em junho do passado, para conheceram a Polizia Penitenziaria e o sistema penitenciário italiano, agora será a vez dos policiais italianos virem ao Brasil, para conhecerem o sistema penitenciário do Estado de São Paulo.

A visita acontece de 16 a 24 de fevereiro. O convite para a visita foi feito pelo presidente do Sindasp-SP, Daniel Grandolfo, ao Segretario Generale do Sindacato Autonomo Polizia Penitenziaria (SAPPe), Donato Capece.

Em e-mail enviado ao Sindasp-SP, Capece destacou que a comitiva italiana será formada por cinco policiais penitenciários. A programação está pronta (divulgaremos nos próximos dias) e os policiais italianos conhecerão todos os modelos de unidades e regimes prisionais do Estado.

Os policiais penitenciários ficarão em Presidente Prudente, onde está a Sede Estadual do Sindasp-SP.

O governador Geraldo Alckmin já confirmou uma audiência para receber os policiais e os diretores do Sindasp-SP. A comitiva também será recebida em outra audiência pelo secretário da Administração Penitenciária, Lourival Gomes. Diversas outras autoridades políticas e militares também participarão da recepção.

Vale lembrar que a Polizia Penitenziaria Italiana é o melhor exemplo de organização pelo qual o Brasil deve se espelhar para aprovar a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 308/04, que cria a Polícia Penal, e que visa incluir o sistema prisional brasileiro no Artigo 144 da Constituição Federal.

Durante a estadia da Polizia Penitenziaria Italiana no Brasil publicaremos reportagens diárias no site do Sindasp-SP relatando o andamento das as visitas nas unidades prisionais e audiências. Todos os filiados do Sindasp-SP e membros da Febrasp (Federação Brasileira dos Servidores Penitenciários) estão convidados a participarem do evento, especialmente, na quarta-feira (20), quando ocorrerá o Congresso com início às 16h30.