Unidades prisionais da SAP participam da 11ª Olímpiada Brasileira de Matemática

0
23
No último dia 02 de junho, os reeducandos das unidades prisionais da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) participaram da primeira fase da prova da 11ª edição da Olímpiada Brasileira de Matemática, edição 2015.
 
Essas provas têm como objetivos: a estimulação e promoção do estudo da matemática, a contribuição para melhor qualidade de educação básica e a promoção de uma inclusão social por meio da propagação do conhecimento.
 
A olímpiada contou com a participação de 40 unidades distribuídas entre as cinco coordenadorias do sistema prisional, com a presença efetiva de 2.766 detentos. Somente presos matriculados em rede estadual de ensino podem participar. Ela faz parte da rotina das unidades desde a edição de 2012.
 
As unidades são inscritas nas provas através do diretor do Centro de Trabalho e Educação de cada uma delas, mas em alguns casos, outros parceiros envolvidos, como os monitores da Fundação Professor Dr. Manoel Pedro Pimentel (Funap) e a partir de 2013, das escolas vinculadoras e professores da Secretaria de Educação (SEE) participam do processo.
 
Com o início da parceria entre as SEE e da SAP, algumas unidades através das propagandas de rádio, TV e internet tomaram conhecimento e realizaram as inscrições no site. Em alguns casos a iniciativa ocorreu por meio dos monitores da Funap.
 
“A participação dos presos nas olimpíadas de matemática proporciona à população carcerária, uma oportunidade para concorrerem com os alunos das escolas públicas de todo o país, disputando medalhas e até mesmo as bolsas ofertadas pelo programa, promovendo, com isso, a ressocialização, inclusão social e melhoria na educação dentro do sistema prisional”, afirma a integrante do Grupo de Articulação de Ações de Educação (GAAE), Andressa Micheli Alves.
 
O dia 12 de agosto é data de divulgação dos detentos aprovados para a segunda fase, que será realizada em 12 de setembro.
 
Fonte: Secretaria da Administração Penitenciária
 

DEIXE UM COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Informe seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.