A Vigilância Epidemiológica de Birigui deve coletar sangue de pelo menos 25 reeducandos do CR (Centro de Ressocialização) instalado no município para fazer o exame da gripe H1N1. A informação foi confirmada na tarde desta quinta-feira (10) pela assessoria de imprensa da SAP (Secretaria de Administração Penitenciária), que revelou que três reeducandos da unidade foram diagnosticados com pneumonia.
Segundo a instituição, nesta semana, pelo menos 25 internos apresentaram sintomas de febre, dor no corpo, dor nas articulações e nos olhos foram encaminhados ao pronto-socorro local para atendimento médico. Foram realizados nos pacientes exame de sangue, urina, raio X e escarro (usado no diagnóstico da tuberculose pulmonar), além de sorologia para a dengue.
Durante a avaliação, foi constatado que três deles estavam com pneumonia. “Todos foram medicados e passam bem, sendo devidamente acompanhados pela equipe de saúde da unidade”, afirma a nota.
SOROLOGIA
De acordo com a SAP, apesar de os médicos suspeitarem de dengue, o que só poderá ser confirmado depois que o resultado do exame de sorologia realizado pela Secretaria Municipal de Saúde for divulgado, uma equipe da Vigilância Epidemiológica de Birigui iria até a unidade coletar material para o exame da gripe H1N1.
O órgão do governo do estado afirma que todos os 25 reeducandos que apresentaram os sintomas característicos da gripe estão sendo devidamente assistidos.
Fonte: Folha da Região