Inicio Geral Workshop e dinâmicas em grupo marcam ações contra o suicídio

Workshop e dinâmicas em grupo marcam ações contra o suicídio

0

Servidores das unidades prisionais e da sede administrativa da Coordenadoria da Região Noroeste (CRN) participaram de diversas atividades de prevenção ao suicídio. Workshop, dinâmicas em grupo, jogos teatrais e palestras marcaram as ações desenvolvidas para contemplar o Setembro Amarelo, mês de conscientização contra doenças emocionais, como depressão, ansiedade e síndrome do pânico – que podem fazer com que uma pessoa tire a própria vida.

Segundo a psicóloga Silvia Elen Rossi Fregonesi, é fundamental falar sobre o assunto pois, de acordo com estudos, a cada dez casos, nove poderiam ser evitados. “O suicídio é um processo que passa por fases: pensamento, ideação, planejamento e tentativa. Ninguém acorda e decide se matar. Existe um adoecimento, uma angustia, uma dor na alma que vai apagando o brilho da vida. A pessoa não enxerga perspectiva de futuro e quer apenas acabar com essa dor”, detalha.

A especialista cita que, segundo dados da Organização Mundial da Saúde (OMS), 800 mil pessoas cometem suicídio todos os anos no mundo – uma a cada 40 segundos. “Hoje, o suicídio é considerado a segunda principal causa de morte entre os jovens, perdendo apenas para acidentes nas estradas”, compara.

SINAIS E AJUDA

Silvia explica que, na maioria dos casos, a pessoa que está pensando em suicídio sinaliza este desejo, seja nas redes sociais ou com mudanças bruscas de comportamento, como apatia e desesperança.

“Ao perceber esses sinais, a melhor saída é perguntar de forma simples e direta: ‘‘você está pensando em morrer?’’, observa. “Pois quando mostramos para o outro que estamos percebendo sua angustia e sofrimento, abrimos uma porta ao diálogo e manifestamos que podemos, juntos, procurar uma rede de apoio profissional para lidar com o problema”, completa a psicóloga.


Fonte: SAP

Sem comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Informe seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sair da versão mobile