Inicio Comunicados Advogado do Sindasp Everton Ribeiro esclarece decreto de rodízio de carros na...

Advogado do Sindasp Everton Ribeiro esclarece decreto de rodízio de carros na capital paulista

Advogado do Sindasp, disponibiliza modelo de solicitação para isenção de rodízio de veículos

0

Os policiais penais e demais servidores da Secretaria de Administração Penitenciária (SAP) se surpreenderam na última quinta-feira (7), com um decreto da Prefeitura de São Paulo que sugere um rodízio de veículos de passeio a partir da próxima segunda-feira (11).

Segundo o decreto, o rodízio municipal será de 24 horas por dia, com isso a prefeitura acredita que a redução de deslocamento ajudaria a não proliferação da COVID-19.

De acordo com o decreto, só vai permitir a circulação de veículos com final da placa par nos dias pares, e com final da placa ímpar, nos dias ímpares. Em caso de descumprimento é a multa é de R$130,16, e o condutor será penalizado com quatro pontos  na Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Em estudo do decreto o advogado do Sindasp Everto Ribeiro, chegou a conclusão que os Policias Penais que querem ficar fora do rodízio deverão fazer um pedido de isenção encaminhando um email para isencao.covid19@prefeitura.sp.gov.br, contendo as seguintes informações: Nome, RG, CPF, Local de trabalho Placa, Marca, Ano, Modelo e Modelo do carro.

De acordo com Advogado do Sindasp, a Secretaria da Administração Penitenciária irá cadastrar os servidores com as mesmas informações orientadas pelo sindicato. “Eu recomendo que o funcionário faça sua solicitação por email, e informe os mesmos dados para unidade, jamais duvidamos da competência e acreditamos que as unidades vão conseguir informar, mas sabemos que a demanda será muito grande, neste caso o servidor tendo os dois cadastros e a possibilidade de acontecer uma perda fica reduzida”, alertou Everton.

Para que os POLICIAIS PENAIS (agentes de segurança penitenciária) não fiquem em dúvida, segue os artigos do DECRETO Nº 59.403, DE 7 DE MAIO DE 2020, onde mostra que os Policias Penais ficam isentos do decreto.

Art. 5º Também ficam excepcionados da restrição de circulação os veículos pertencentes a: (…)  II – servidores que exerçam atividade de segurança pública e fiscalização administrativa, tais como policial militar, policial civil, policial federal, agentes do sistema penitenciário, agentes da polícia técnico-científica, guarda civil metropolitano e agentes fiscais das fazendas federais, estaduais e municipais, cabendo ao órgão máximo de cada uma das respectivas  categorias identificar os profissionais e respectivos veículos perante a Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes;

Art. 6º A Secretaria Municipal de Mobilidade e Transportes fixará o procedimento a ser realizado para fins de cadastramento dos veículos que gozarão da excepcionalidade da restrição de circulação.

Parágrafo único. O pedido de isenção será autodeclaratório, respondendo o declarante pela falsidade de sua informação, nos termos do artigo 299 do Código Penal, sem prejuízo das demais sanções cabíveis, incluindo a autuação de trânsito.

De acordo com o Doutor Everton Ribeiro é bom seguir algumas recomendações para que o Policial Penal não tenha problemas futuros.

Recomendações:

– Ficar atento ao e-mail para que confirmem se a isenção foi concedida.  Não fixaram um prazo para resposta, aconselho enviar imediatamente seu e-mail, e, ficar atento para ver se não retornou como resposta automática, porque muitas pessoas estão enviando ao mesmo tempo.  Caso tenha ocorrido isto, envie novamente em alguns minutos.

 – Se o carro utilizado não estiver licenciado para o servidor usuário, e, por exemplo estiver registrado para a esposa/marido ou parentes de primeiro grau (pai, mãe, filho, irmão etc)  informar este fato detalhando o grau de parentesco.  Ficar atento à resposta do e-mail, porque o decreto diz “veículos pertencentes a (…)agentes do sistema penitenciário”, o fato de estar em nome de outra pessoa pode ser um impeditivo para a concessão da isenção.

– Se o carro utilizado não estiver no nome do usuário e por exemplo estiver registrado em nome de terceiros, recomendamos informar a questão, mas, provavelmente será indeferido.  Ficar atento à resposta do e-mail, porque o decreto diz “veículos pertencentes a (…)agentes do sistema penitenciário”, o fato de estar em nome de outra pessoa pode ser um impeditivo para a concessão da isenção.

– Não informar, em hipótese alguma, dados que não possam ser comprovados, sob pena de crime conforme previsão no decreto.

Abaixo o Sindasp disponibiliza um modelo de solicitação para isenção do rodizio:

Solicito por meio do presente e-mail, a ISENÇÃO DO RODÍZIO previsto no  DECRETO Nº 59.403, DE 7 DE MAIO DE 2020, com fundamento no artigo 5º , inciso II do referido decreto:

Seguem meus dados:

Sou Servidor(a) da seguinte categoria: AGENTE DE SEGURANÇA PENITENCIÁRIA.

Nome: ______________________________.

RG: ____________________

CPF: ___________________

RS: ____________________

Unidade de Trabalho: _____________________________________________.

Placa do Carro:  _____________________________________

Marca__________________________

Ano:__________________________

Modelo______________________________

O carro aparece em nome de :_____________________________________, que é meu ( marido, esposa, pai, mãe , irmão … etc.

Obrigado.

O servidor penitenciário que tiver duvidas sobre o decreto, podem entrar em contato com o Doutor Everton Ribeiro pelo celular 18-98121-1793 ou pelo email evertonribeiro@sindasp.org.br

 

 

 

 

 

Sem comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Informe seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sair da versão mobile