Inicio Geral Agentes de Segurança realizam paralisação em 31 de março

Agentes de Segurança realizam paralisação em 31 de março

0

A paralisação se dará a partir da 0h (zero hora) do dia 31, com duração de 24h e é um protesto em decorrência do descaso e desprezo do governo estadual para com a categoria.

A assembléia foi aberta pelo presidente do Sindasp, Cícero ?Sarnei? dos Santos, que ressaltou: ?Hoje estamos iniciando os trabalhos da segunda assembléia que definiu a campanha salarial 2008. A pauta de reivindicações vem se repetindo ano após ano e, esperamos que no próximo ano não seja preciso repeti-la novamente, ao menos em parte?.

Há mais 30 dias, o Sindasp protocolou a pauta reivindicatória da categoria junto ao secretário de Estado da Administração Penitenciária, Antonio Ferreira Pinto e o adjunto Lourival Gomes. O documento, que foi protocolado pessoalmente pelos representantes do Sindasp, o presidente Cícero ?Sarnei? dos Santos e o diretor de Comunicação Daniel Grandolfo, estabeleceu prazo de 30 dias para que o governo se manifestasse, o que não ocorreu. De acordo com a diretoria do sindicato, a não manifestação do governo foi encarada como descaso para com a categoria, que, como resposta, decidiu realizar a paralisação.

O presidente Cícero ?Sarnei? dos Santos, desabafou: ?A rigor, não fomos ouvidos pelo governo. […] Não estamos pedindo reposição das perdas, literalmente, e nem o aumento, aliás, nós nunca tivemos aumento, o que estamos reivindicando, a priori, é a incorporação das gratificações?.

Uma nova Assembléia Geral, chamada de Assembléia Avaliativa, está marcada para o dia 9 de abril. Caso o governo não se manifeste a favor da categoria, será decretado greve por TEMPO INDETERMINADO a partir do dia 10.
Se, ocorrer de o governo encaminhar uma proposta, a assembléia do dia 9 de abril deverá, após avaliação e votação, optar por deflagrar a greve geral ou aceitar uma suposta proposta. De acordo com o secretário-geral, Rozalvo José da Silva, caso a categoria resolva decretar a greve na assembléia avaliativa do dia 9, ?será para que a pauta reivindicatória seja atendida, portanto, somente retornaremos ao trabalho se realmente ela for atendida pelo governo?.

Conforme uma consulta elaborada pela mesa durante a assembléia, caso o governo continue irredutível e tratando a categoria com descaso, a maioria absoluta optou pela decretação da greve, porém, o que vai prevalecer será a decisão da assembléia do dia 9 de abril.

Procedimento ? A assembléia decidiu o que deverá ou não funcionar durante a paralisação. Como os agentes de segurança não têm a obrigação de fazer escolta e acompanhar os detentos, decidiu-se que, terão somente a obrigação de encaminhar os detentos em algum caso de emergência ou de consulta médica externa. O encaminhamento se dará somente até o setor da inclusão e, a partir de então, os detentos ficarão à disposição da Polícia Militar.

Da mesma forma serão com relação a tratamentos médicos, acompanhamentos em hospitais e ao Fórum. A partir da inclusão, os detentos deixarão de ser de responsabilidade dos agentes, conforme são estabelecidas as normas em vigor. O artigo 3º da resolução da SAP 74/2001 diz que: ?tendo em vista que não compete ao agente de segurança penitenciária a escolta de presos, os diretores de unidades prisionais deverão providenciá-la através de requisição à Polícia Militar nos termos das normas em vigor?.

Para as atividades internas, de acordo com o procedimento padrão para todo o Estado de São Paulo, já estabelecido em outras assembléias, funcionarão: enfermaria, alvarás de soltura, cozinha, padaria, recebimento de alimentos em geral, manutenção elétrica e hidráulica emergencial, faxina dos raios e pavilhões (reduzida a 50%). A recreação será cancelada. Todas as demais atividades serão suspensas, sendo que, os agentes deverão assumir os principais postos trabalho, estritamente da área de segurança e disciplina. Qualquer tipo de perseguição ou até de ameaça terrorista deverão imediatamente ser denunciadas aos dirigentes do Sindasp.

Sem comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Informe seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sair da versão mobile