Rio de Janeiro – O secretário de Segurança Pública do Rio de Janeiro, José Mariano Beltrame, exonerou hoje (7) o comandante-geral da Polícia Militar, coronel Gilson Pitta Lopes. Em nota, Beltrame informa que o comando da corporação será ocupado pelo atual presidente do Instituto de Segurança Pública, o coronel Mário Sérgio de Brito Duarte.
Beltrame destacou que o coronel Mário Sérgio está habituado a missões difíceis, pois já comandou o Batalhão de Operações Especiais (BOPE) e o Batalhão da Maré, que fica no complexo de 16 favelas da Maré.
Ainda na nota, o secretário de Segurança Pública destaca que ‘o coronel Mário Sérgio tem agora o duro desafio de cultivar a seriedade e dedicação da equipe e ainda avançar mais profundamente nos processos de gestão da PM, com maior aproveitamento do efetivo nas ruas e foco nas metas criminais estabelecidas’.
A nota da Secretaria de Segurança Pública não relaciona, no entanto, a saída do coronel Gilson Pitta com a denúncia feita pelo Ministério Público Estadual contra 30 policiais militares por homicídio.
O Ministério Público pede a prisão dos PMs acusados de matar inocentes e depois registrar tais casos em autos de resistência, quando alega que agiu em legítima defesa durante operações para combater criminosos. De acordo com o Ministério Público, de 20 mortes investigadas em 2007 e 2008, apenas duas vítimas tinham passagem pela polícia.
A assessoria de imprensa do Tribunal de Justiça informou que os pedidos de prisão ainda não começaram a ser analisados.
Fonte: Agência Brasil
__________________
IMPRENSA SINDASP-SP
imprensa@sindasp.org.br