Os 1.062 presos do Centro de Detenção Provisória (CDP) de Sorocaba, a 99 km de São Paulo, não terão visitas neste fim de semana. A medida anunciada nesta quinta-feira (13), após a confirmação de um caso da nova gripe entre os detentos.
Na mesma ala onde o caso foi confirmado, outros cinco presos apresentaram sintomas, mas a doença não foi confirmada. Nesta quinta-feira, um preso de outra ala foi levado para atendimento por ter apresentado sintomas da gripe. O resultado ainda não havia saído até as 21h desta quinta.
A administração do CDP transformou uma cela em isolamento para tratar os casos suspeitos. Todos os detentos receberam máscaras. A suspensão das visitas foi feita com a anuência dos detentos, preocupados com o risco de contaminação de familiares.
Foi suspensa também a remoção de presos para audiências e a transferência de detentos condenados para penitenciárias, o que vem causando aumento na lotação do CDP. Além de Sorocaba, houve a confirmação de um caso da nova gripe na Penitenciária de Ribeirão Preto, 313 km da capital paulista.
fonte: g1