Inicio Geral Projeto pune com mais rigor quem comete crime com uso de explosivo

Projeto pune com mais rigor quem comete crime com uso de explosivo

0

De acordo com pesquisa realizada por duas confederações, houve 1.693 ataques com explosivos a bancos no primeiro semestre de 2014, um aumento de 9% em comparação com o mesmo período do ano passado

 

Projeto de lei (3481/12) aprovado na Comissão de Segurança Pública pode aumentar a pena para o furto ou roubo de materiais explosivos e para o furto praticado com o uso de explosivos. O texto aprovado na comissão aumenta em 2/3, com multa, a pena para furto feito com a utilização de material explosivo que cause rompimento ou destruição de bens.

 

O autor da proposta, deputado Alexandre Leite (DEM/SP), acredita que uma punição maior pode coibir essa prática criminosa.

 

“Aquilo que a sociedade anseia, que é o combate direto a esses furtos que vêm ocorrendo em todo o país, de caixas eletrônicos, com o uso desses explosivos causando destruições devastadoras para as instituições financeiras e prejuízos digamos que fixos das pessoas, assustando e aterrorizando, em algumas vezes, até cidades inteiras.”

 

O texto aumenta, ainda, de 1/3 até a metade a pena no caso de roubo de substância explosiva. Atualmente o Código Penal prevê, para roubo, a pena geral de reclusão de 4 a 10 anos e multa.

 

A 7º Pesquisa Nacional de Ataques a Bancos, realizada pela Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro e a Confederação Nacional de Vigilantes e Prestadores de Serviços, mostra que houve 1.693 ataques a bancos no primeiro semestre de 2014. Em 2013, foram 1.552 ataques. Um crescimento de 9%.

 

São Paulo lidera o ranking com 403 ataques, seguido por Minas Gerais, com 236, e o Paraná, com 182, somente no primeiro semestre de 2014.

 

Agora, o projeto de lei que aumenta pena para furto praticado com o uso de explosivos aguarda parecer do relator na Comissão de Constituição e Justiça.

 

Fonte: Agência Câmara

Sem comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Informe seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sair da versão mobile