Inicio Geral Regulamentação do uso de armas de calibre restrito para ASP será publicada...

Regulamentação do uso de armas de calibre restrito para ASP será publicada nos próximos dias pelo Exército

0
     Carlos Vítolo     

Jornalista/Assessor de Imprensa do Sindasp-SP

imprensa@sindasp.org.br

 

® © (Direitos reservados. A reprodução das notícias é autorizada desde que contenha a assinatura do jornalista e do Sindasp-SP, mediante penas da lei.) 

 

 

Após uma reunião com generais do Comando Logístico do Exército, que contou com a participação de líderes sindicais de três instituições e dos deputados federais Jair Bolsonaro (PP-RJ) e Eduardo Bolsonaro (PSC-SP), foi definido que a regulamentação do uso de armas de calibres restrito pelos agentes de segurança penitenciária (ASP) será publicada nos próximos dias no Diário Oficial da União (DOU).

 

A reunião ocorreu na tarde de segunda-feira (30), em Brasília-DF, e além dos deputados, estiveram presentes o presidente do Sindasp-SP, Daniel Grandolfo, o presidente do Sindicato dos Servidores do Sistema Penal do Rio de Janeiro, Francisco Rodrigues, o Diretor da Executiva de Saúde do Sindasp-MG, Carlos Alberto Nogueira, e os generais Luiz Henrique e Farias, do Comando Logístico (Colog) do Exército.

 

Vale ressaltar que a autorização do uso de armas de calibre restrito aos agentes penitenciários foi um pedido dos deputados Jair e Eduardo Bolsonaro junto ao Exército. A autorização se deu pela publicação da Portaria nº 1.286/2014, de 21/10, expedida pelo boletim nº 43/2014, de 24/10, da Secretaria Geral do Exército (SGEx) de Brasília.

 

Apesar da publicação da portaria, restava ainda a regulamentação da mesma para que os agentes penitenciários pudessem efetivamente fazer uso das armas de calibre restrito .357 Magnum, .40 S&W ou .45 ACP, em qualquer modelo. De acordo com a portaria, devem ser observadas as condições previstas no §1º -B do art. 6º da Lei nº 10.826/2003, que aponta: “Os integrantes do quadro efetivo de agentes e guardas prisionais poderão portar arma de fogo de propriedade particular ou fornecida pela respectiva corporação ou instituição, mesmo fora de serviço, desde que estejam: I – submetidos a regime de dedicação exclusiva; II – sujeitos à formação funcional, nos termos do regulamento; III – subordinados a mecanismos de fiscalização e de controle interno”.

 

“O apoio dos deputados Jair e Eduardo Bolsonaro foi essencial e fundamental para que conseguíssemos a regulamentação do uso de armas de calibre restrito. Sem a presença deles e o pedido junto ao Comando do Exército, jamais teríamos conseguido. Eles não mediram esforços para apoiar a categoria. Parabéns aos deputados pela dedicação e compromisso com os agentes penitenciários de todo o Brasil”, disse o presidente Grandolfo.

 

Assim que sair a publicação, nos próximos dias, divulgaremos no site do Sindasp-SP. Confira abaixo a fala do deputado Eduardo Bolsonaro à categoria.

 

 

Sem comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Informe seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sair da versão mobile