Inicio Geral Sindasp pede esclarecimento ao secretário sobre denúncia de convocação de blitz na...

Sindasp pede esclarecimento ao secretário sobre denúncia de convocação de blitz na penitenciária feminina de Pirajuí

0

 

 

De acordo com o presidente do Sindasp-SP, Daniel Grandolfo, o sindicato recebeu a denúncia de que ocorreu convocação de agentes de segurança penitenciária (ASP) para realização de blitz na unidade.

 

Imediatamente, o presidente encaminhou ofício ao secretário de Estado da Administração Penitenciária, Lourival Gomes, solicitando esclarecimento e se de fato ocorreu a convocação dos ASPs para blitz naquela unidade.

 

Conforme o presidente, o correto seria convocar os funcionários pagando a Diária Especial por Jornada Extraordinária de Trabalho Penitenciário (DEJEP). Caso se confirme a convocação para blitz, “se caracteriza o não cumprimento de uma determinação de Vossa Excelência”, descreve o documento.

 

Vale lembrar que a DEJEP, instituída pela Lei nº 1.247/2014, foi um projeto apresentado pelo Sindasp-SP ao governo e à SAP, e fez parte do acordo firmado durante a greve a categoria realizada de 10 a 26 de março de 2014.

 

É sempre importante lembrar que a DEJEP tem incidência no Imposto de Renda e o pagamento é efetuado sempre no segundo mês após a realização da diária.

 

Os critérios e procedimentos para fins de concessão da diária foram publicados pelo Diário Oficial de 1º/8/2014 pela Resolução SAP-107. De acordo com o Artigo 1º, a diária é concedida aos agentes penitenciários em efetivo exercício na área de segurança interna das unidades prisionais e exercida fora da jornada normal de trabalho e internamente nas unidades prisionais, pelo período de oito horas contínuas e limitadas a dez diárias mensais.

 

Os interessados em realizar as diárias deverão procurar o Diretor de Segurança e Disciplina da unidade e efetuar sua inscrição em uma lista única que deverá ser elaborada em cada plantão diurno, de forma contínua e sequencial.

 

A lista deverá obrigatoriamente ser afixada em local visível e de livre acesso para que todos os servidores tenham conhecimento. Vale lembrar que os servidores dos plantões noturnos devem realizar suas inscrições em uma das listas.

 

É importante lembrar que o ASP que estiver inscrito na lista e não atender à chamada para as atividades da DEJEP, deverá justificar motivadamente sua desistência ou ausência e ficará ciente que seu nome passará a constar no final da referida lista. “Em caso de não ser motivada a desistência ou ausência citada no parágrafo anterior, o servidor não poderá exercer as atividades, no mínimo, nas duas chamadas subsequentes e, em caso de reincidir na desistência ou ausência, não poderá exercer as atividades por um ano”, destaca o texto.   

Sem comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Informe seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sair da versão mobile