Inicio Geral Tráfico de drogas lota os presídios paulistas

Tráfico de drogas lota os presídios paulistas

0

No período de 1º de janeiro de 2011 a 31 de julho de 2015, a Secretaria da Administração Penitenciária incluiu em suas unidades penais de todo o Estado, 497.393 presos. Somente nos primeiros sete meses de 2015, foram incluídas 65.617 pessoas presas no sistema penitenciário paulista, o que representa inclusão média mensal na ordem de 9.373 presos ou inclusão média diária de 312 presos. Diante desses números, a Secretaria quis saber qual o perfil dos presos que estavam recolhidos nas prisões de São Paulo. Até então, jamais tinha sido realizado um levantamento com foco no crime predominante.

 

Realizou-se uma análise exaustiva e detalhada, prontuário por prontuário, para se saber qual crime foi o principal responsável por levar cada indivíduo ao encarceramento. Para tanto, foram analisados 221.636 prontuários em todo o Estado. A realização da pesquisa é de suma importância para nortear as ações da Secretaria em relação à distribuição da população carcerária.

 

MULHER PRESA
Por exemplo, a questão da mulher presa. ‘Sabíamos que a maioria estava presa por tráfico de drogas, mas agora temos um quantitativo que nos dá uma dimensão global – mais de 70% delas foram presas por estar envolvida na traficância. Entre os homens, esse percentual é de 37%. No total, os estabelecimentos prisionais do Estado abrigam 38,96% de condenados nessa modalidade criminal. Em segundo e terceiro lugares na contagem geral, aparecem os delitos de roubo e furto, com 34,97% e 8,49%, respectivamente. Crimes de homicídio vêm logo em seguida, ocupando a quarta colocação, com 7,3%’, diz o relatório.

 

No comparativo entre os sexos, os homens mataram mais do que as mulheres: são 7, 10% contra 6%. Esta é a primeira vez que a SAP apresenta uma estatística tão detalhada que faz a analogia entre presos em cumprimento de pena e os crimes que os levaram à prisão. O levantamento tem como base, o dia 18 de junho deste ano e é um importante documento, que serve de parâmetro para análises mais aprofundadas da atual situação do sistema prisional paulista.

 

Sem comentários

DEIXE UM COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Informe seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.

Sair da versão mobile