O prefeito de São Paulo, Bruno Covas (PSDB), anunciou na manhã de ontem (17) a retomada do rodízio tradicional de carros na cidade. A medida entra em vigor a partir desta segunda-feira (18). “Vamos publicar na edição extra do Diário Oficial deste domingo a retomada do rodízio tradicional a que estamos acostumados”, destacou Covas
De acordo com o Covas, a nova forma de rodízio, que entrou em vigor na segunda-feira (11), não teve o efeito esperado em relação ao isolamento, que se manteve abaixo do esperado pela gestão municipal. “Não tem sentido a gente exigir esse esforço sobrenatural das pessoas se, do ponto de vista prático, a única razão para qual o rodízio (ampliado) foi feito, que é aumentar o isolamento social, não foi cumprida. Continuamos abaixo dos 50%”, relatou o prefeito.
O rodízio volta a restringir a circulação de veículos de acordo com o número final da placa e o dia da semana, apenas no centro expandido e nos horários de pico, como era realizado anteriormente:
Segunda-feira: final de placa 1 e 2
Terça-feira: final de placa 3 e 4
Quarta-feira: final de placa 5 e 6
Quinta-feira: final de placa 7 e 8
Sexta-feira: final de placa 9 e 0
Ainda de acordo com Covas, as multas aplicadas durante os sete dias em que o rodízio restritivo permaneceu em vigor serão mantidas. “Quem foi multado, foi multado”, garantiu.