Agentes demitidos fazem greve de fome

Um grupo de 13 agentes penitenciários, demitidos depois de se envolverem em uma paralisação considerada irregular, em outubro, iniciou uma greve de fome ontem pela manhã. Os manifestantes iniciaram o protesto em frente à Assembleia Legislativa, no bairro Santo Agostinho. Eles estavam com faixas e cartazes.

Os agentes penitenciários estão entre os 333 servidores que tiveram seus contratos rescindidos pelo governo de Minas depois que o movimento grevista foi considerado irregular pelo Tribunal de Justiça de Minas Gerais.

A paralisação dos agentes teria contrariado normas de preservação de segurança e ordem pública.

Pouco depois da ordem de demissão dos mais de 300 servidores, a Corregedoria da Secretaria de Estado de Defesa Social (Seds) reavaliou o caso e permitiu a recontratação de 35 deles. Outros 256 agentes concursados foram afastados para apuração disciplinar, entre eles estariam três diretores sindicais.

Por cinco dias, a categoria interrompeu várias atividades em presídios do Estado para reivindicar reajuste salarial de 40%. Eles também pediam pagamento do prêmio de produtividade para os agentes contratados e volta da concessão de vale-alimentação.

Fonte: O Tempo
__________________