Agentes são capacitados para manusear novos equipamentos

Agentes são capacitados para manusear novos equipamentos de segurança na Casa de Detenção

Cerca de 20 agentes penitenciários que trabalham no plantão e no setor de visita da Casa de Detenção Dr. José Mário Alves da Silva em Porto Velho participaram de um treinamento para utilizarem os novos equipamentos de segurança (detectores de metais e raio-x) que estão sendo instalados na Unidade.

A capacitação foi programada junto à Empresa EBCO Systems, responsável pela instalação, conforme cronograma previamente estabelecido e que vem sendo cumprido pelo Governo de Rondônia, através da Secretaria de Estado de Justiça (Sejus).

Os equipamentos fazem parte do kit básico de inspeção do Programa Nacional de Segurança Pública com Cidadania (Pronasci), e é composto por seis pórticos (tecnologia italiana), oito magnetômetros e um aparelho de raio-x (tecnologia alemã).

O secretário de Justiça, Gilvan Ferro, destacou que nos últimos anos o governador Ivo Cassol tem reequipado o Sistema Prisional de Rondônia com vários itens de controle e segurança, tais como: rádio-comunicadores, coletes e escudos balísticos, armamento e munições letais e não-letais, veículos e detectores de metais. ?Muito foi feito pelo governador para melhor os presídios rondonienses e vamos continuar com esse trabalho até o fim da nossa gestão?, lembrou.

De acordo com o diretor geral da Casa de Detenção, Anderson da Silva, os mecanismos de segurança irão reforçar ainda mais o sistema de controle, impedindo que materiais ilícitos, como entorpecentes, celulares e armas, adentrem à Unidade. ?Estamos recebendo até o final desta semana um novo espaço onde estaremos recepcionando os parentes dos apenados e demais visitantes, a partir daí, faremos rápidas adequações no local para iniciar o trabalho de fiscalização mais forte?, garantiu.

Unidades reforçadas

Outros presídios de Porto Velho também já contam com aparelhos de raio-x e pórticos detectores de metais, sendo as Penitenciárias Edvan Mariano Rosendo e Ênio Pinheiro.

Idênticos aos utilizados em aeroportos internacionais, os dois equipamentos foram usados durante os jogos Pan-americanos no Rio de Janeiro e doados pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp).

Fonte: Rondonoticias
IMPRENSA SINDASP-SP