Assembleia decide por estado de greve

Carlos Vitolo
Assessoria de imprensa do Sindasp-SP

No último dia 23 de fevereiro, o Sindasp-SP (Sindicato dos Agentes de Segurança Penitenciária do Estado de São Paulo), realizou uma Assembleia Geral Extraodinária na sede estadual da instituição em Presidente Prudente. O principal objetivo da reunião foi a retomada da campanha salarial iniciada em 2009.

Entrevista Rádio Presidente Prudente ‘ Sarnei’

Durante a reunião, a categoria decidiu dar um prazo limite até o dia 29 de março para que o governo atendesse a pauta de reivindicação 2009, caso contrário, se daria início a um ?Movimento de Paralisação Progressiva? a partir da 0h (zero hora) do dia 30. Como não houve nenhuma manifestação do governo até o prazo estabelecido, o movimento de paralisação foi deflagrado.

Também ficou decidido que no dia 6 de abril haveria uma nova Assembleia para avaliar o movimento de paralisação. Assim, novamente a categoria se reuniu na noite desta terça-feira (6) na sede da instituição para cumprir as decisões da Assembleia do dia 23 e avaliar o movimento. Todos os associados foram convocados pela publicação do site do Sindicato, além do envio de emails à lista da entidade e de fax para todas as unidades prisionais do estado, bem como, nos meios de comunicação rádio, TV e impresso.

A reunião foi aberta pelo presidente do Sindasp-SP, Cícero Sarnei dos Santos, às 20h, em segunda chamada. Além dos membros da diretoria da instituição, também participaram representantes de diversas unidades prisionais. O presidente agradeceu a presença e participação de todos e fez os encaminhamentos para avaliação do movimento.

Em seguida, o presidente abriu a palavra para que os participantes se manifestassem sobre o movimento. Após ampla e democrática argumentação dos presentes, surgiu a proposta de que a categoria permanecesse em estado de greve até o dia 27 de abril, data em que será realizada uma nova Assembleia Geral.

A proposta foi analisada por todos e, em seguida, o presidente indicou a mesma para votação da Assembleia. A indicação foi aprovada por unanimidade e a categoria permanecerá em estado de greve até o próximo dia 27. Até lá, o movimento de paralisação progressiva será suspenso.

Ficou decidido ainda que o governador Alberto Goldman (PSDB) será notificado sobre os resultados da Assembleia. Também será solicitada uma audiência com o governador para reivindicar que o ALE (Adicional de Local de Exercício) seja incorporado em 50% ao salário-base, com reflexo no RETP (Regime Especial de Trabalho Policial) dos outros 50%. Ou seja, isso significa que não haverá despesas aos cofres públicos e sim a correção de uma injustiça.

A decisão da Assembleia ressalta a insatisfação da categoria em relação ao governo que, desde 2008 não concede reajuste nem negocia com a categoria.
____________
Direitos reservados. É permitida a reprodução da reportagem em meios impressos e eletrônicos, somente com a citação do devido crédito (sob pena da Lei 9.610/1998, direitos autorais). Coloque o crédito do autor logo abaixo do título, da seguinte forma:

Carlos Vitolo
Da assessoria de imprensa do Sindasp.
www.sindasp.org.br