O Sistema Penitenciário do Ceará ganhou, ontem (24/08), 952 vagas com a inauguração de mais uma Casa de Privação Provisória de Liberdade (CPPL), em Itaitinga, Região Metropolitana de Fortaleza.
Vizinha à outra, inaugurada há menos de dois meses, a CPPL III, que recebeu o nome do Professor José Jucá Neto, deve começar a receber presos já a partir de amanhã, 4ª.feira (26/08).
‘A nossa proposta é de humanização, respeito aos direitos humanos e resgate dos valores humanos dos detentos’, disse a tenente PM Ilana Pires, diretora da nova unidade.
A CPPL III segue a mesma linha de estrutura e segurança da que foi entregue anteriormente. Monitorada por 103 câmeras de segurança, nas áreas interna e externa, a unidade não possui muralhas, mas um alambrado que torna visível boa parte das suas dependências. Quarenta agentes penitenciários trabalharão no prédio, que tem seis pavilhões de celas coletivas, cada um formado por 26 xadrezes para seis presos cada. Há ainda um módulo de isolamento, estruturado com quatro celas individuais.
A solenidade de inauguração da Casa de Custódia contou com a presença dos secretários de Segurança Pública e de Justiça, Roberto Monteiro e Marcos Cals, respectivamente; e foi presidida pelo governador Cid Gomes. ‘Um dos objetivos desta nova unidade é desafogar nossas delegacias. Hoje existem ainda 360 presos nas DPs. Com as novas vagas, vamos esvaziar as delegacias e devemos passar uns dias com elas liberadas. Mas como estamos investindo também na Polícia, duplicando o número de policiais militares nas áreas com maior número de ocorrências, as prisões vão aumentar e, logo, serão necessárias mais vagas’, disse Roberto Monteiro.
Fonte: direitoce.com.br
__________________
IMPRENSA SINDASP-SP
imprensa@sindasp.org.br