Depen forma profissionais para o sistema penitenciário federal

O Departamento Penitenciário Nacional (Depen), do Ministério da Justiça, capacitou, durante o 1º Curso de Formação dos Técnicos de Apoio à Assistência Penitenciária, 14 profissionais para atuarem nos presídios federais. Nesta sexta-feira (13), às 9h, o diretor-geral do Depen, Airton Michels, entregará os certificados de conclusão em solenidade na Academia Nacional de Polícia (ANP), em Brasília.

Os profissionais atuarão nas penitenciárias federais localizadas em Mossoró (RN), Catanduvas (PR), Campo Grande (MS) e Porto Velho (RO).

O treinamento, iniciado no final de setembro, teve carga horária de 250 horas-aula, em regime de dedicação integral.

O foco do curso é a conscientização dos aspectos legais das atribuições do cargo, o trabalho em equipe, a implementação integrada das políticas públicas de educação, saúde, assistência social e trabalho, bem como o desenvolvimento de pensamento crítico sobre o sistema de segurança e o tratamento penitenciário.

Para Airton Michels, o curso mostra a preocupação com a dignidade e a saúde dos internos. ?É a demonstração do compromisso do DEPEN no trato com os internos custodiados nas penitenciárias federais e a confirmação de uma luta incessante do Sistema Penitenciário Federal para desenvolver um trabalho de referência nesta área?, disse o diretor-geral.

Fonte: MJ
IMPRENSA SINDASP-SP