Filiado do Sindasp, do GIR de SP, é campeão mundial de Jiu-Jitsu

CONFIRA MAIS FOTOS NO FINAL DA REPORTAGEM

Carlos Vitolo
Assessor de imprensa do Sindasp-SP

O agente de segurança penitenciária (ASP), associado do Sindasp-SP (Sindicato dos Agentes de Segurança Penitenciária do Estado de São Paulo), Marco Antonio Dib, membro do Grupo de Intervenção Rápida (GIR) de São Paulo-SP, tem se destacado como lutador de no-gi (jiu-jitsu sem kimono) e jiu-jitsu (de kimono). Dib é faixa marrom e atleta da equipe Brazilian Top Team uma das maiores academias de artes marciais do mundo.

O lutador tem participado de diversas competições pelo Brasil e também em outros países. Entre suas conquistas, Dib foi campeão mundial em 2010 de no-gi na califórnia (EUA) pela Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu (CBJJ). Também foi campeão mundial de jiu-jitsu em São Paulo-SP (07/2010) pela Confederação Brasileira de Jiu-Jitsu Esportivo (CBJJE). As duas entidades são hoje as principais representantes do esporte.

O ASP foi bi-campeão brasileiro de no-gi (2009/2010) pela CBJJ, no Tijuca Tênis Clube do Rio de Janeiro. O ano de 2010 foi muito bom para o atleta, que também foi campeão do circuito paulista na categoria pesadíssimo.

O atleta é instrutor de defesa pessoal, tonfa e algemas, técnicas de imobilização e táticas de intervenção. Também ministra aulas de jiu-jitsu e artes marciais mistas na base do GIR da capital para os operacionais do grupo, funcionários da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), alunos da Escola de Administração Penitenciária (EAP) em formação ou especialização, policiais civis, militares e agora, recentemente, para as forças armadas.

De acordo com Dib, ?o reconhecimento e procura pelas aulas veio com muita dedicação nas competições realizadas no Brasil e em outros países?, destacou o agente penitenciário.

No início de 2011 o atleta conquistou a vaga para o torneio que será realizado nos Emirados Árabes Unidos, em Abu Dhabi, no oriente médio. Dib garantiu a vaga tornando-se campeão da seletiva brasileira do Abu Dhabi Projj, em Gramado-RS, na categoria faixa marrom-preta.

O ASP considera essa vitória, juntamente com os mundiais, como suas maiores conquistas esportivas, devido ao elevado nível dos competidores, já que o torneio do Abu Dhabi Combat Club tem seletivas em todo o mundo e somente os campeões e medalhistas podem competir, ou convidados do sheik Mohammed Bin Zaied, dono do País e idealizador do torneio no-gi, considerado o maior do mundo, tanto pelo nível dos competidores quanto pelas premiações.

Conforme o atleta, em qualquer lugar em que for competir, o nome do GIR sempre estará com ele, ?no kimono, na camiseta ou short, os patchs do GIR sempre estão à mostra para todos?, afirma Dib. O servidor ressalta que tem orgulho do que faz e não esquece de onde é, pois tem o apoio de todos os componentes do GIR, comandos e operacionais, do coordenador da CCAP, além do reconhecimento da SAP. Por isso, faz questão de levar o nome do GIR onde quer que esteja. O atleta lembra ainda que sua maior inspiração vem de sua mãe.

Dib destaca que tem um projeto de ampliação da academia do GIR da capital para que possa trabalhar com as ASPs femininas e filhos de funcionários em geral. Para ele, as aulas irão proporcionar não somente saber se defender, mas também uma melhor qualidade de vida.

Neste mês de julho, o ASP pretende defender seus títulos e sagrar-se bi-campeão de Jiu-Jitsu no mundial em São Paulo. Na sequência, em novembro, em Long Beach, na Califórnia, e em seguida a busca pelo tri-campeonato brasileiro de no-gi, no Rio de Janeiro, além do panamericano de no-gi que será realizado em Nova Iorque. São esses os focos de conquistas que Dib traçou como metas para 2011.

Entre os apoiadores, Dib conta com a parceria do GIT, da RC3 (do jogador Roberto Carlos), Ethika suplementos, Adts e de seu mais novo companheiro de lutas: o Sindasp-SP.

Direitos reservados. É permitida a reprodução da reportagem em meios impressos e eletrônicos, somente com a citação do crédito do jornalista e da Instituição Sindasp-SP (sob pena da Lei 9.610/1998, direitos autorais).