Nota à Categoria (Sindarspen-PR)

0
31

NOTA À CATEGORIA

Amanhecemos nesta segunda-feira, dia 12 de outubro, com a triste notícia de mais uma morte violenta de Agente Penitenciário no Paraná. O Agente lotado no CDR-L foi brutalmente assassinado quando voltava de um restaurante, no último domingo, com mais dois amigos, também Agentes Penitenciários, na cidade de Londrina. Um dos Agentes, que utilizou sua arma para a defesa foi preso por porte ilegal.

Esse quadro paradoxal demonstra a inadmissível inversão de valores posta pelo governo do Paraná no trato com a categoria de Agente Penitenciário. O governo do Paraná se nega a reconhecer os riscos desta profissão: primeiro porque mantém o Adicional de Atividade Penitenciária dos Agentes Penitenciários congelado a mais de três anos; segundo, porque não cumpre a lei que permite o porte de armas para esses profissionais.

A lei do porte de arma é clara, tanto que em todos os outros estados os governos regulamentaram por decreto esse direito aos seus Agentes. Aqui no Paraná, o governo desrespeita a lei e as ordens judiciais que determinam o cumprimento da lei, como as dezenas de decisões proferidas por juizes em Mandados de Segurança a favor de Agentes Penitenciários, que são ignoradas pela Secretaria de Justiça do estado.

Um dia após a morte do Agente, os Agentes Penitenciários de todo o estado se mobilizaram e realizaram uma grande manifestação no Paraná, pedindo providências das autoridades para a solução do clima de insegurança em que vive essa classe, que, se de um lado convive com os perigos e as tensões de um ambiente prisional, do outro, sobre com o descaso do governo a sua inexplicável ?birra? com nossa categoria.

No sistema Penitenciário do Paraná faltam:

Cumprimento das leis e decisões judiciais que favorecem os Agentes Penitenciários;
Valorização profissional;
Condições adequadas de trabalho;
Investimento em capacitação profissional;
Respeito ao profissional de segurança penitenciária.

Por esses motivos comunicamos todos os Agentes Penitenciários do Paraná, que a diretoria do SINDARSPEN convocará para os próximos 15 dias, uma Assembléia Geral Extraordinária, descentralizada pelas quatro regiões do estado a fim de discutir com a categoria a seguinte pauta única: Movimento Paredista.

Fonte: SINDARSPEN
__________________
IMPRENSA SINDASP-SP
imprensa@sindasp.org.br

DEIXE UM COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Informe seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.