Penitenciária de Rondonópolis ganha moderno anexo com mais 288 vagas

0
66

O Governo do Estado investiu em torno de 4 milhões para construir um moderno e seguro anexo da penitenciária Major Eldo Sá Corrêa (Mata Grande), em Rondonópolis. O local amplia a capacidade da penitenciária para mais 288 vagas. Nesta segunda (26.10), o secretário de Justiça e Segurança Pública, Diógenes Curado Filho inaugurou o anexo junto com autoridades do Poder Judiciário, do município e servidores do Sistema Prisional.

São aproximadamente 2.480 metros de área construída, a obra amplia a capacidade da penitenciária para receber novos reeducandos e desenvolver mais trabalhos de ressocialização na unidade. ?Investimos de 4 milhões do próprio do Governo do Estado de Mato Grosso e optamos em fazer um projeto diferenciado, pensando em melhorar as condições do reeducando? afirmou Diógenes Curado Filho.

O anexo é formado por 24 celas com capacidade para 12 reeducandos cada. As celas foram construídas com triliches (cama tripla) e para cada duas celas os reeducandos contam com um espaço gradeado para banho de sol e refeição. Além das celas, o novo espaço possui quatro salas de multiuso para atividades escolares e culturais; quatro celas para encontro íntimo e dois parlatórios (espaço onde os advogados atendem os clientes) buscando a humanização dos reeducandos que estão cumprindo pena na Mata Grande.

A segurança dos agentes prisionais também foi uma das preocupações na construção do novo anexo. Os funcionários da penitenciária irão utilizar um moderno mecanismo de traça aérea para abrir as salas e celas. O novo sistema implantado possibilita que o agente não tenha um contato direto com o reeducando permitindo maior segurança no trabalho.

?Fazendo esse projeto de ampliação da Mata Grande estamos melhorando o espaço para ressocialização, com ocupação e trabalho do reeducando. Os parlatórios vão permitir que o reeducando possam conversar com os advogados com comodidade?, disse Diógenes.

Para o diretor da unidade, Raimundo Vasconcelos, a preocupação da secretaria é trazer a humanização para dentro do sistema prisional. ?A unidade nova é muito mais humanizada e tranquila, como muito mais segurança e com muito mais dignidade?, informou.

A princípio o novo anexo vai receber os reeducando que atualmente estão reclusos na cadeia pública da cidade. Após a transferência dos reeducandos a cadeia passará por uma reforma de adaptação para receber apenas mulheres. Na reforma serão construídas creches, salas de aula, cozinha e espaço para a ressocialização seguindo os padrões da Penitenciária Feminina ?Ana Maria do Couto May?, em Cuiabá.

?A cadeia da cidade será reformada e transformada em uma unidade feminina, nos moldes do Ana Maria do Couto, que foi considerada pela CPI do Sistema Prisional a melhor penitenciária feminina do Brasil?, destacou o secretário de Justiça e Segurança Pública.

A Sejusp está ampliando também a Penitenciária Central do Estado. As obras estão em fase de conclusão e os investimentos dos cofres estaduais, de aproximadamente 4 milhões, vão garantir quase 300 vagas.

Participaram da inauguração do anexo o secretário adjunto de Justiça, tenente coronel Zaqueu Barbosa, superintendentes do Sistema Prisional major Airton Siqueira Jr. e Sílvio Ferreira; juiz da Vara de Execuções Penais de Rondonópolis, Wladymir Perri; promotor Ricardo Alexandre e parlamentares Hermínio J. Barreto (estadual) e Wellington Fagundes (federal).

Fonte: Sejusp-MT
__________________
IMPRENSA SINDASP-SP
imprensa@sindasp.org.br

DEIXE UM COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Informe seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.