Secretaria confirma dois casos de nova gripe em presídios de SP

0
10

A Secretaria da Administração Penitenciária recebeu a confirmação na tarde desta quarta-feira (13) dos dois primeiros casos da nova gripe em presos do Estado de São Paulo. Um deles ocorreu na Penitenciária de Ribeirão Preto, a 313 km da capital paulista, e outro no Centro de Detenção Provisória (CDP) de Sorocaba, a 99 km de São Paulo. Segundo a secretaria, os dois detentos passam bem.

A confirmação da nova gripe no preso de Ribeirão Preto foi dada por telefone, segundo a secretaria, pela Vigilância Epidemiológica do município. Outros três detentos estão com suspeita da doença na penitenciária. Nas unidades prisionais com casos suspeitos da doença, a secretaria diz que foram providenciados gel antisséptico e máscaras para presos e funcionários que tenham contato direto com eleO governo estadual diz que passou orientações para os diretores das 146 unidades prisionais sobre a doença. Caso haja a suspeita da nova gripe em um preso, ele deve ser removido para uma unidade de saúde local ou da região, para a realização de exames clínicos. Assim que houver a confirmação da doença, o detento deve permanecer internado e os órgãos competentes da Secretaria da Saúde serão avisados.

Durante as visitas, caso o Serviço de Assistência à Saúde do presídio suspeite que uma pessoa apresenta os sintomas da nova gripe, deve orientá-la a não entrar na unidade prisional. Além disso, foram recomendadas as seguintes medidas preventivas a presos e seus familiares:

– higienizar frequentemente as mãos, principalmente após tossir ou espirrar;
– utilizar lenços (de preferência descartáveis) para cobrir o nariz e a boca ao tossir e espirrar;
– evitar tocar as mucosas dos olhos, nariz e boca sem higienizar as mãos;
– não compartilhar alimentos, copos e objetos de uso pessoal com pessoas com quadro gripal;
– consultar, imediatamente, em casos de dúvida, o órgão responsável pelo assunto, da Secretaria da Saúde.
s

DEIXE UM COMENTÁRIO

Digite seu comentário!
Informe seu nome aqui

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.