Sindasp participa da 6ª Marcha a Brasília e pede pela Polícia Penal

Sindasp participa da 6ª Marcha a Brasília e pede pela aprovação da Polícia Penal

Carlos Vítolo

Cerca de 50 mil trabalhadores participaram em Brasília da 6ª Marcha da Classe Trabalhadora. Neste ano, a Marcha reivindicou a redução da jornada semanal de trabalho para 40 horas; o aumento real para os aposentados, a ratificação das convenções 151 (negociação dos servidores públicos) e 158 (contra demissão imotivada) e a aprovação da política de valorização do salário mínimo.

Unidas, as centrais sindicais Força Sindical, CUT, NCST, UGT, CGTB e CTB, marcharam do Estádio Mané Garrincha rumo ao Congresso Nacional, para a realização do ato político que concretizou a caminhada.

Como todos os anos acontece, o Sindasp-SP marcou presença e representou a categoria dos agentes de segurança penitenciária do Estado de São Paulo no evento. O Sindicato enviou dois diretores a Brasília: o diretor Jurídico do Sindasp-SP, Cicero Félix de Souza, e o Tesoureiro geral, José Cícero de Sousa.

Os diretores do Sindasp-SP marcharam entre os 50 mil trabalhadores carregando uma faixa de apoio à redução da jornada semanal de trabalho para 40 horas e, também, aproveitaram a oportunidade para pedirem aos deputados que enviem requerimento e peçam que a PEC 308/04 (Proposta de Emenda à Constituição) seja inclusa na Ordem do Dia , votada e aprovada.

Ainda durante a marcha, os sindicalistas do Sindasp-SP estiveram pessoalmente com o deputado Paulo Pereira da Silva (PDT, Paulinho da Força) e pediram que o mesmo apresente requerimento solicitando que a PEC 308/04 seja inclusa na Ordem do Dia. De acordo com Cícero Felix, o deputado disse que apresentará o requerimento junto à Mesa diretora da Câmara. ?Vou apresentar o requerimento e pedir apoio da bancada do PDT?, afirmou Paulinho da Força.

Aproveitando a caminhada da 6ª Marcha, os sindicalistas também estiveram no gabinete do deputado Dimas Ramalho (PPS-SP) – membro do mesmo partido do diretor Jurídico e vereador de Santo Anastácio, Cícero Félix – e também solicitaram apoio para que a PEC da Polícia Penal seja colocada na Ordem do Dia para votação. ?Sou favorável à PEC 308/04, vou apresentar o requerimento e levar o pedido da categoria junta à bancada do PPS?, disse o deputado. O parlamentar revelou ao seu companheiro de partido que está à disposição para possíveis parcerias e projetos que venham beneficiar a categoria.

De acordo com Cícero Félix, ?a participação na 6ª Marcha foi muito proveitosa, além de ser mais uma oportunidade que a categoria teve para manifestar seu desejo de aprovação da PEC 308/04 junto aos parlamentares?, afirmou sindicalista. Félix aponta que a categoria deve continuar se manifestando junto ao Legislativo para que a Emenda entre na Ordem do Dia para votação, e mais, que seja aprovada.

Ao final do evento, no ato político em frente o Congresso Nacional, o deputado e presidente da Força Sindical, Paulo Pereira da Silva (PDT), disse que ‘é preciso pressionar o Congresso?. Disse ainda que as centrais pediriam ao presidente da Câmara dos Deputados um compromisso para votar os reivindicados na 6ª Marcha da Classe Trabalhadora. ‘Se não for votada as 40 horas sem redução salarial neste ano, em 2010 vamos parar fábrica por fábrica até conseguir a redução da jornada’, finalizou.

____________
Todos os direitos reservados. É permitida livremente a reprodução da reportagem, desde que seja dado o devido crédito, conforme modelo abaixo.
(Lei 9.610/1998, direitos autorais)
.

Fonte: jornalista Carlos Vítolo